segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sacerdote ortodoxo assassinado na Síria

Um sacerdote ortodoxo foi assassinado na cidade síria de Hama, ontem (26), ao mesmo tempo em que se reforçam os apelos no país para que a mediação internacional freie a escalada da violência.

O sacerdote ortodoxo de Kafr Buhum, Basilos Nassar, foi assassinado no subúrbio de Hama enquanto prestava auxílio a um homem ferido no bairro de Jarajmeh, segundo fontes contatadas pela agência Misna.

A agência de imprensa síria Sana informou que o crime teria sido cometido por “grupos armados de terroristas” infiltrados no país, enquanto os comitês revolucionários continuam acusando o regime de Damasco de estar por trás de atentados contra cidadãos desarmados.

“Pelo que eu sei”,declarou a Misna o jesuíta Paolo Dall’Oglio, que dirige há anos o mosteiro de Deir Mar Musa, “este foi o primeiro episódio de violência odiosa contra um religioso. Isso tem que servir de advertência para a comunidade internacional. É urgente que ela encontre uma via para a mediação, para a Síria sair desta crise, e sair o quanto antes”.

A agência Sana comunicou a morte do religioso sem mencionar a sua pertença à Igreja ortodoxa, depois do assassinato também do chefe da Meia-Lua Vermelha no norte da Síria, Abdulrazak Jbero. Conforme os primeiros dados, Jbero teria sido morto por um disparo enquanto viajava perto da cidade de Idlib. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha informa que as circunstâncias do assassinato não foram esclarecidas. A Cruz Vermelha condenou o episódio destacando a falta de respeito na Síria pelas atividades dos médicos e dos agentes humanitários.

O acontecimento desencadeou uma confusão de acusações contrapostas entre os comitês revolucionários, que acusam o regime de Damasco pelo atentado, e a imprensa pró-governo, que culpa os “grupos de terroristas armados” presentes na região.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário