sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A família, centro do diálogo Hebraico cristão

Organizada pela Academia internacional para o desenvolvimento Econômico e Social (AISES), será realizada terça-feira, 17 de janeiro, no Palazzo Montecitorio, em Roma, a conferência sobre "A Família como motor do crescimento econômica. Valores e Perspectivas ".

O encontro que contará com a presença, dentre outros, do rabino chefe de Roma, o rabino Riccardo Di Segni, o Presidente do Instituto das Obras Religiosas (IOR), Ettore Gotti Tedeschi, e Dom Lorenzo Leuzzi, capelão da Câmara dos Deputados, foi organizado para celebrar o Dia do Hebraísmo.

Como uma expressão de grande apreço, a Igreja Católica na Itália, Polónia, Áustria e Países Baixos celebra no dia 17 de Janeiro o "Dia do hebraísmo."

Trata-se de uma celebração nascida em 1990 a pedido da Comissão Ecumênica da Conferência Episcopal Européia.

"A escolha da família como tema para pôr no centro do debate - disse Edith Anav Arbib, criadora e organizadora da conferência - foi natural, porque hebreus e cristão compartilham o Livro do Gênesis, que é o primeiro livro da Torá hebraica e da Bíblia cristã".

Como sublinhou também monsenhor Leuzzi no Gênesis está claramente escrito que "Deus criou o homem à sua própria imagem; homem e mulher os criou (...) o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher e os dois se tornarão uma só carne (...) Deus os abençoou e lhes disse:. "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra; sujeitai-a e dominai sobre os peixes do mar e as aves do céu e sobre todo ser vivo, que rasteja sobre a terra"

Estas indicações bíblicas são os fundamentos da cultura hebraica e daquela cristã, bem como expressão de civilização a nível mundial.

De acordo com Edith Arbib Anav, neste caso, os valores tradicionais da família e da procriação são as respostas mais eficazes aos problemas colocados pela modernidade.

A este respeito Monsenhor Leuzzi acrescentou que a capacidade do homem e da mulher de doar-se um ao outro é a forma mais avançada da modernidade.

Durante a Conferência, Ettore Gotti Tedeschi vai explicar como e por que a crise demográfica, que afeta principalmente a Europa, está na base dos problemas econômicos que ameaçam o mundo ocidental.

O Presidente do IOR mostrará como somente recomeçando a defender as famílias e tendo filhos se poderá superar a crise.

Nesta reunião participarão também Valerio de Luca, presidente dell'Aises, o excelentíssimo Enrico Letta e o Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, Maurizio Lupi Hon.
*
Para adesão e reservas:
tel:. 06 67603386
e-mail: cerimoniale.adesioni@camera.it

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário