segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os jovens buscam novidade :uma alternativa para as férias

Os jovens do Brasil e do mundo buscam alternativas para um bom divertimento. A Comunidade Católica Shalom vai ao encontro dessa necessidade e oferece uma opção particular para o período das férias.

Saindo do conforto de suas casas para dormir em barracões com colchonetes ou em barracas, dividindo o espaço com muitas pessoas, a princípio desconhecidas, muitos jovens procuram algo novo para suas férias. Uma aventura!

Talvez muitos não saibam que a novidade que procuram está mais perto do que imaginam, está dentro de si: é o próprio Deus, o Amor!

Como ação evangelizadora eficaz, o Projeto Juventude para Jesus da Comunidade Católica Shalom propõe um acampamento, conhecido como ACAMP`S para jovens de13 a29 anos. O evento teve sua primeira edição em 1989 e espalhou-se por várias cidades do Brasil e em diversos países como Uruguai, Itália e França.

“Nascida no meio dos jovens a Comunidade Católica Shalom tem para com eles carinho e dedicação especiais”, afirma os Estatutos da Associação Privada Internacional de Fieis que surgiu em 1980 quando seu fundador Moysés Azevedo, ofereceu ao então papa João Paulo II sua vida em favor da evangelização dos jovens em 9 de julho de 1980.

Na rotina do acampamento, depois de um bom café da manhã, os jovens participam de um agradável momento de fraternidade e oração, onde começam a se conhecer mais, fazem novas amizades e, entre elas, vai lhes sendo apresentado o grande amigo: Jesus!

Para isso, os jovens contam com cursos de aprofundamento da fé, seminário de vida no Espírito Santo, gincanas, práticas esportivas, confissões e muito mais.

O ponto central dos dias de Acampamento são os atos litúrgicos da Santa Missa e da Adoração ao Santíssimo Sacramento, celebrados de modo mistagógicos de formas a conduzir o participante à compreensão aprofundada do mistério.

No período da noite, as bandas de música cristã, fazem a animação, além de apresentações artísticas de dança e teatro.

A cada ano o Acampamento recebe um tema que orienta as atividades. Este ano, na cidade de Fortaleza, o ACAMP´S, que já acontece há 22 anos, tem como tema “Vida melhor não há”.

Mais de 50 mil jovens já participaram do Evento e nas últimas edições, foi registrada uma média de 1.200 participantes, somente na cidade de Fortaleza.

O Acamp´s de Natal, no Rio Grande do Norte, espera receber mil jovens. Na última edição o evento contou com a participação de 800.

Já o Acamp´s do Rio de Janeiro aguarda 300 jovens e acontecerá no Faraó do Alto. O encontro na cidade maravilhosa terá o mesmo tema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em 2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

Os jovens inscritos contarão com uma superestrutura especialmente preparada. Além dos barracões de acampamento, terão também lanchonetes, stands, capela e uma excelente área de lazer com piscinas, quadras de esportes e equipamentos de práticas esportivas. Tudo com total segurança para a melhor comodidade dos participantes e para garantir a alegria e o espírito de aventura.

O Acampamento acontece de norte a sul do Brasil, no mês de janeiro e especificamente nas seguintes cidades: Aracajú, Fortaleza, Curitiba, Macapá, Maceió, Natal,Rio de Janeiro, Salvador, São Luis, Santo Amaro e Sobral.

As inscrições para o Acampamento de Jovens Shalom podem ser feitas no site do Projeto Juventude (www.comshalom.org/juventude) ou nos centros de evangelização da Comunidade Shalom.

Vejam o que os próprios jovens dizem sobre o ACAMP´s

A primeira vez que fui para o ACAMP`S eu tinha 14 anos. Na época não sabia bem o que era realmente o ACAMPS, mas como todo jovem fui atraído por ser um acampamento diferente, com lazer, teatro, apresentações... e o melhor me veio como surpresa, um encontro que não esperava, mas que iria mudar a minha vida por completo, uma experiência pessoal com Deus. Esse foi o maior presente para as minhas férias.

Marcelo Firmeza Siqueira, 20 anos, estudante de administração.




A primeira vez que eu participei foi em 98, na verdade fui apenas visitar os meus 2 irmãos que estavam participando e achei meio loucura aquele lugar, meio sinistro, digo em estrutura, barracas, banheiros.Até ai tudo bem porque eu tava lá apenas de visita. No ano seguinte eu fui para participar e foi maravilhoso, uma experiência ótima, apesar de todas as "mazelas" do lugar.

De 2000 em diante eu já estava mais engajado no projeto juventude, e fui para servir, nas duas primeiras vezes estava na equipe de lazer, na organização das atividades que são realizadas na parte da manhã ( volei, futebol, piscina, lancha, jet ski, gincanas etc)

Nos demais anos eu já estava engajado no ministério de música da comunidade Shalom, e servia tocando bateria, e foi assim por mais 9 ou 10 Acamp's, pois a partir de 1999, salvo engano, o Acamp's passou a ter 2 edições anuais.

Servir era uma forma de retribuir tudo aquilo que eu já havia experimentado, e poder ajudar de alguma forma para que outras pessoas também pudesse sentir e viver o que eu havia sentido e vivido, para mim era uma grande motivação, e o ambiente do Acamp's é muito bom. As pessoas são muito felizes, é muito bom estar ali com todos! É uma grande experiência!

Ricardo Mattos,27 anos, publicitário.

“Ja participei do acampamento Shalom várias vezes, e depois também servi, algumas vezes na limpeza, outras na organização, outras nas relações pessoais. Servi os jovens no acampamento Shalom é renovar a própria fé vendo Deus agir de forma tão real na vida de cada jovem. Podemos perceber a transformação dos corações e das vidas com o passar de cada dia do evento. Realmente, todos saímos transformados com tamanha força do amor de Deus. Já participei também de um Acampamento de Verão organizado pela Comunidade Shalom na Itália. Tínhamos a manhã de louvor, oração e pregação e a tarde de lazer, a noite eram momentos de fraternidade com algumas festas”.

Maíra Frate Capistrano, 29 anos, psicóloga.

O momento que eu mais esperava era o louvor e adoração da manhã porque todos os jovens se reuniam pra louvar a Deus cantando e dançando. Era uma festa, todos muito alegres, mas uma alegria diferente daquela que se encontra nas festas mundanas, pois é uma alegria que não passa. Depois vinha a adoração, o momento de estar aos pés do Senhor e deixar que Ele transformasse as nossas vidas, quantos milagres eu pude testemunhar na minha própria vida e na vida dos outros jovens.

Verena Almeida,25 anos, publicitária.

O momento que mais me diverti foram os das Dinâmicas. E quando dei mais risadas foi nas horas de convivências em Almoços e jantares, era cada um só comédia.

Antes de fazer o Acamp`s já tinha convidados os meus amigos, que diziam que eram ateus e que acreditavam nas coisas reais e não foram, depois que fiz o Acamp´s partilhei com eles o que aconteceu comigo, o que senti, daí eu estando em Recife e eles no Rio foram agora para o Acamp´s do Rio.

Hoje sou realmente feliz e busco viver a minha juventude da melhor forma possível, sem vícios, sem ídolos e sem apegos mundanos.

Thais Silva da Anunciação, 23 anos, 3° Sargento da Aeronáutica.

Por Maria Emília Marega
Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário