segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A dimensão ética-política da bioética

A Universidade Católica Santo Antonio de Murcia (UCAM) terminou nesta sexta-feira uma série de conferências sobre bioética, que no seu último dia se concentraram sobre “Bioética e bem comum”.

Destacou-se a palestra "A dimensão ético-política dos problemas de bioética", que expôs o professor ordinário de Teologia Moral da Universidade Pontifícia da Santa Cruz de Roma, e consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, monsenhor Angel Rodríguez.

Monsenhor Rodriguez disse que uma boa parte dos problemas de bioética têm uma dimensão política, relacionada com a dimensão pessoal, mas diferente, e que para para enfrentá-la requer uma metodologia específica.

"Basicamente, um país tem as leis que aceita. Embora seja importante a cultura política dos políticos, é também importante a cultura política dos cidadãos ", disse Monsenhor Angel Rodriguez.

A reitora da UCAM Josefina Garcia Lozano foi encarregado de fechar o simpósio, juntamente com a diretora do Master em Bioética Gloria Thomas, que leu as conclusões extraídas das diversas exposições, dadas por profissionais destacados, durante os três dias dedicados às conferências.
A reitora da UCAM marcou este ato como um ponto de encontro onde profissionais de diferentes áreas relacionadas com a bioética podem discutir e partilhar conhecimento e os progressos realizados.

Afirmou que "a posição da Universidade, nesse sentido, é sempre defendendo a dignidade da pessoa humana desde a concepção até a morte natural."

O primeiro palestrante desta jornada foi o magistrado que preside a Seção 4 da Divisão de Contencioso da Audiência Nacional, e exvocal do Conselho Geral do Poder Judicial José Luis Requero, que centrou a sua apresentação no tema "Legisladores, juízes e bioética ".
Extende-se apresentando a situação da legislação com respeito à vida humana, o estado da questão da reprodução humana assistida e, finalmente, a lei sobre o aborto.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário