sábado, 21 de janeiro de 2012

Mil famílias em missão

Durante uma audiência, com 12 mil participantes, a Santa Sé anunciou a aprovação das celebrações que marcam o itinerário de iniciação cristã do Caminho Neocatecumenal. Além disso, o Santo Padre enviou 18 novas missio ad gentes na Europa e América.

ZENIT pediu para Kiko Argüello, iniciador do Caminho Neocatecumenal, juntamente com Carmen Hernandez, para comentarem sobre o evento:

Kiko: "Uma das provas da validade deste itinerário para formar cristãos adultos são as famílias em missão. Atualmente são quase mil as famílias do Caminho Neocatecumenal em missão nas diferentes partes do mundo.

Hoje, o Santo Padre enviará outras novas missio ad gentes entre os aborígenes da Austrália, da Papua e da Nova Guiné e nas regiões mais secularizadas da Europa.

Estas missio ad gentes significam uma nova presença da Igreja.

Há muitas pessoas hoje totalmente secularizadas, que não vão ao templo, não estão interessadas pela igreja, mas que quando vêem um grupo de cristãos que se amam, que se querem bem, se sentem atraídas, ficam impressionadas pelo modo como se relacionam.

Nós temos tantas experiências de pessoas que pedem para serem batizadas depois de verem como nos relacionamos entre nós, como nos amamos.

Devo dizer que na Europa muitas pessoas sofrem de solidão. Esta é uma terrível realidade, típica das cidades modernas: o número de pessoas que vivem sozinhas, a quantidade de pessoas que são alcoólicas, o grande número de suicídios, divórcios, abortos ... É óbvio que há uma necessidade de uma nova presença da Igreja.

Respondemos ao chamado de João Paulo II, que no simpósio dos bispos europeus em 1985 disse aos bispos que a situação europeia é muito difícil, que a Europa está caminhando para a apostasia, que estão destruindo as famílias.

Não tenham medo - disse o Papa - pelo contrário, devemos nutrir a esperança porque o Espírito Santo já está respondendo: é preciso voltar ao Cenáculo, aos primeiros modelos apostólicos quando a Igreja morava nas casas e as pessoas que entravam em contato com estas comunidades ficavam admiradas e queriam tornar-se cristãs.

Isto é o que está fazendo o Caminho Neocatecumenal. Seguindo as instruções de João Paulo II, formamos comunidades cristãs em nações também nos ambientes mais pagãos como em Chemnitz, que foi a cidade-modelo da Alemanha comunista e onde o 98 por cento das pessoas não são batizadas. O Bispo de Chemnitz pediu duas missio ad gentes que já geraram duas comunidades com pessoas que não foram batizadas. Essas pessoas ficaram surpresas ao ver como vive uma comunidade cristã. "

Pode nos explicar o que é uma missão ad gentes?
Kiko: "A missio ad gentes é uma nova presença da Igreja, é a resposta para a nova evangelização, é a nova evangelização em ação.
O Papa está muito feliz de poder enviar novas missio ad gentes na Europa, no sul da França em Toulon, em Albi, em Montpellier, em Bayonne. "

O que acha da aprovação das celebrações que marcam e assinalam as etapas da iniciação cristã que leva adiante o Caminho Neocatecumenal?
Kiko: "O reconhecimento da validade desta iniciação Cristã é um momento histórico para nós, é o que estávamos esperando. Depois de anos de estudo e análises da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, foi aprovada.

No reconhecimento da validade é dito que as celebrações que marcam as etapas de crescimento do itinerário de amadurecimento do homem novo são maravilhosas e são verdadeiramente inspiradas, ajudam o homem a converter-se e fazer-se cristão, o ajudam a crescer na fé e a unir-se a Jesus Cristo. Estamos satisfeitos e agradecidos a Deus por este reconhecimento.

Depois de tanto sofrimento e tanto trabalho estamos agradecidos à Igreja, à qual reconhece oficialmente a validade desta iniciação cristã para a construção de um novo homem.
Inserimos o homem novo em uma comunidade cristã. É "nossa tarefa fazer ver o que os pagãos viam na Antiguidade, quando gritavam: "vejam como se amam os cristãos ".

Nos tempos antigos, havia os mesmos problemas de hoje: as pessoas estavam sós e sofriam a solidão e desespero. Quando o homem cai vítima do diabo não sabe mais amar e se confunde.
São Paulo escreveu que Cristo morreu para que o homem não viva mais para si mesmo. Desta forma, explica que o homem separado de Deus está condenado a sofrer do próprio egoísmo.
Estamos muito gratos a Bento XVI e à Igreja por este ato no qual vemos e confirmamos que a Igreja é Mãe e Mestra".

A aprovação vem depois de 15 anos de estudo por parte da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, conclui o percurso para a aprovação do Caminho Neocatecumenal: Em 2008 a Santa Sé aprovou a versão final dos Estatutos e em 2011 aprovou a doutrina contida nos treze volumes do Diretório Catequético do Caminho Neocatecumenal.

Hoje Bento XVI vai enviar 17 missio ad gentes: 12 na Europa (Albi, Nizza, Bayonne, Toulon, Estrasburgo, Lyon, Anversa, Lubiana, Sarajevo, Tallin, Viena, Manchester) 4 na América (três em Boston e uma na Venezuela), uma na África, em Libreville (Gabão). Além do mais foram enviadas outras famílias para algumas missio ad gentes já formadas na Ucrânia e entre os aborígines australianos, na Papua Nova Guiné.

Cada missio ad gentes é formado por três ou quatro famílias numerosas que vão, com um padre, morar em uma região descristianizada ou onde o Evangelho nunca foi anunciado.
Essas missio vão acrescentar-se às outras 40 já enviadas em todo o mundo por Bento XVI em anos anteriores.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário