terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Colaboração entre sacerdotes, religiosos e leigos para construir juntos a Igreja

A diocese de Hong Kong que celebra o Ano dos Leigos e encoraja os fiéis a participar da vida nas comunidades e da formação da fé paroquial, apresenta “As estatísticas da Diocese”.


Segundo a Agência Fides de notícia a diocese de Hong Kong está celebrando o Ano dos Leigos e como resposta às exigências deste evento, a Comissão diocesana para a construção e o desenvolvimento da diocese publicou recentemente "As Estatísticas da Diocese". Este apresenta os números sobre paróquias, sacerdotes, religiosos/as, centros educativos e de serviço social, e todas as informações sobre as estruturas e o empenho eclesial em Hong Kong.

Durante a apresentação do estudo, de acordo com a notícia, Dom Domenico Chang, Vigário diocesano, hoje a Igreja em Hong Kongconta 350 mil fiéis locais, aos quais se acrescentam os colaboradores domésticos filipinos e outros estrangeiros, alcançando assim a cifra de 530 mil. Em 2011, houve 6.200 batismos (2.700 recém-nascidos, 3.500 adultos). Atualmente, a porcentagem de fiéis por cada sacerdote é de 2.300 pessoas. Em 2009, cada sacerdote se ocupava de 1.200 fiéis, no ano seguinte esta cifra aumentou a 1.715.

O texto também recorda o desenvolvimento da Igreja em Hong Kong, que no período de 1954 a 1974 os católicos aumentaram em cerca de 200 mil, com a chegada dos refugiados de todo o continente.

A Comissão destacou que a publicação constitui uma resposta às exigências do Ano dos Leigos que a diocese está celebrando:"Das estatísticas, resulta um aumento dos fiéis e uma diminuição dos sacerdotes. Disso provém uma solicitação a uma maior e mais profunda colaboração entre sacerdotes, religiosos e leigos para construir juntos a Igreja, sobretudo no Ano dos Leigos".

Segundo informado pelo Kong Ko Bao (boletim diocesano em chinês), em setembro de 2011, Dom Domenico Chan, anunciou o programa do Ano dos Leigos 2012 para ajudar os fiéis a viver a iniciativa com continuidade e encoraja os fiéis a participar da vida nas comunidades e da formação da fé paroquial.

Maria Emília Marega
Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário