quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Discernimento vocacional online

Foi lançado recentemente na Espanha um portal vocacional, de orientação à vida religiosa e ao sacerdócio, com um conceito novo: unir o maior número possível de realidades e carismas que possam responder à busca de quem não decidiu a própria vocação ou ainda não conseguiu pensar no assunto com mais profundidade. O portal buscoalgomas.com foi aberto no último dia da Imaculada Conceição, é apoiado por 36 institutos de vida religiosa e já teve 4.200 visitas.

A criadora do buscoalgomas.com, Noemí Saiz, explica a idéia e o nascimento do projeto: “Quando apresentávamos o portal aos institutos de vida consagrada, falávamos dele como um lugar na internet onde o maior número possível de institutos estivesse reunido”, embora não se trate de “apresentar uma lista de congregações”.

“Não queríamos ficar só na listagem, considerando que muitos jovens de hoje não têm a menor ideia do que é a vida consagrada em geral. Partimos deles, daqueles que podem ter certas inquietações vocacionais, mas nunca pensaram muito nisso, porque não sabem da existência desses institutos”, destaca Noemí.

“Nós vamos explicando o precioso leque de opções que é a vida consagrada, com seus muitos matizes, que podem fazer o jovem se interessar por uma opção ou por outra. Partimos dos seus gostos, interesses, sentimentos, para depois ir concretizando, até chegar às congregações, aos institutos, aos carismas. Fazemos isso com palavras simples, com palavras atuais, sem discursos complicados”.

O funcionamento do site se baseia em vídeos de orientação, que vão guiando o jovem através do portal até os vários institutos. O design é da Sweetmedia.

O hino do portal, Busco algo más, foi composto e é interpretado por Nico Montero, que há 21 anos percorre o mundo para cantar a sua fé e a sua esperança. Cooperador salesiano, ele participa de numerosas atividades de pastoral juvenil, é casado e tem quatro filhos.

Na apresentação desta música, Nico afirma: “Em grande medida, eu sou quem eu sou graças aos salesianos, que encontrei no caminho da minha vida já faz muitos anos. Desde a minha infância em Huelva até hoje, o testemunho e o carinho de tantos homens de Deus marcaram a minha vida profundamente. Precisamos de vocações religiosas, de vocações sacerdotais… Eu gostaria que muitos jovens tivessem a minha sorte, e por isso, por gratidão, escrevi essa música ligada ao projeto Busco algo más. Eu quis fazer uma letra focada na atitude de buscar”.

“Tenho certeza de que muitos jovens estão se perguntando seriamente, no coração e na razão, numa fé que foi crescendo entre carismas diversos, sobre como definir um projeto de vida. São muitos jovens, ou nem tão jovens mais, que estão tentando entender os sinais que apontam para uma vida plena. Por isso, esta música expressa uma atitude vital de abertura, de anseio. Ela aprofunda na necessidade de encontrar um sentido e de dar uma razão vital para a existência. É um chamado para procurar algo a mais, para abrir os olhos, os ouvidos, os sentidos e o coração ao chamamento, à proposta de felicidade do Deus da Vida”.

A produtora de música católica Trovador criou gratuitamente um videoclip da música, disponível no YouTube e no portal.

Para mais informação: www.buscoalgomas.com.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário