domingo, 21 de agosto de 2011

Nenhuma aflição apaga a efígie divina gravada no homem

A vida dos jovens com necessidades especiais fala-nos, “antes de mais nada, da dignidade de cada vida humana, criada à imagem de Deus. Nenhuma aflição é capaz de apagar esta efígie divina gravada no mais fundo do homem”, disse o Papa.

Neste sábado, Bento XVI dirigiu um discurso a jovens com necessidades especiais no Instituto San José, em Madri.

“Desde que o Filho de Deus quis abraçar livremente a dor e a morte, a imagem de Deus é-nos oferecida também no rosto de quem padece”, assinalou Bento XVI.

“Esta predileção especial do Senhor por quem sofre leva-nos a contemplar o outro com olhos puros, para lhe dar, além das coisas exteriores que precisa, aquele olhar de amor que necessita.”

Mas isso – prosseguiu o pontífice –, “só é possível realizá-lo como fruto de um encontro pessoal com Cristo”.

“Bem conscientes disto sois vós, religiosos, familiares, profissionais da saúde e voluntários que viveis e trabalhais diariamente com estes jovens.”

Por outro lado – afirmou ainda o Papa –, “vós sois também testemunhas do bem imenso que constitui a vida destes jovens para quem está ao seu lado e para a humanidade inteira”.

“De maneira misteriosa mas muito real, a sua presença suscita em nossos corações, frequentemente endurecidos, uma ternura que nos abre à salvação. Sem dúvida, a vida destes jovens muda o coração dos homens e, por isso, damos graças ao Senhor por tê-los conhecido”, afirmou.

Numa sociedade que tantas vezes “põe em dúvida a dignidade inestimável da vida, de cada vida”, “vós contribuís decididamente para edificar a civilização do amor. Mais ainda, sois protagonistas desta civilização”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário