quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Jovens precisam de uma “resposta absoluta”

O bispo do Porto, Dom Manuel Clemente, afirmou nesta quarta-feira em Madri que o ser humano precisa de uma “resposta absoluta”. Ele ministrou a primeira de duas catequeses na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“A grandeza de Deus leva-nos sempre aonde não iríamos e ao que não faríamos”, sublinhou Dom Manuel Clemente”, segundo o site da diocese do Porto, que revela o esquema das intervenções do prelado a 17 e 19 de agosto; refere Agência Ecclesia.

O responsável do episcopado português pela cultura, bens culturais e comunicações sociais acentuou que a relação com Jesus oferece a “sabedoria das coisas humanas”, vividas “na Fonte que finalmente sacia”.

A palestra do bispo do Porto, guiada pelo tema “Firmes na fé”, termina com a afirmação de que a pessoa só se realiza na “relação” com Deus e os outros, perspetiva que configura a pertença católica: “Ter fé é olhar tudo a esta luz”.

A segunda catequese leva o título de “Testemunhas de Cristo no mundo”. Recorda cinco etapas do anúncio da mensagem cristã e assinala que a mais recente apela ao testemunho da “surpreendente novidade de Cristo”.

O historiador vai citar o exemplo da beata Madre Teresa de Calcutá, que uniu “oração e caridade” ao responder ao grito ‘Tenho sede’, atribuído a Cristo instantes antes de morrer na cruz, e que para a tradição eclesial continua a ser proferido por Deus através das necessidades dos excluídos.

“Quem ouve este grito necessariamente sacia esta sede, isto é, evangeliza”, salientará o bispo do Porto.

Pronunciam ainda conferências e catequeses na JMJ, em representação da Igreja em Portugal, o cardeal José Policarpo (Lisboa), D. António Francisco dos Santos (Aveiro), D. Ilídio Leandro (Viseu), D. Antonino Dias (Portalegre-Castelo Branco), D. Manuel Quintas (Algarve), D. Jorge Ortiga (Braga) e D. Virgílio Antunes (Coimbra).

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário