terça-feira, 16 de agosto de 2011

Brasil participa do Congresso Mundial das Universidades Católicas

A cidade espanhola de Ávila foi palco do Congresso Mundial de Universidades Católicas e reuniu professores católicos de mais de 40 países e 166 universidades presentes para debater os rumos da Universidade no mundo. O congresso foi organizado pela Universidade Católica de Ávila e foi realizando durante a semana (8 a 13) que antecede a Jornada Mundial da Juventude em Madrid.

Durante o congresso, a cidade de Belo Horizonte (MG) foi escolhida como sede do próximo Congresso, que deve acontecer em 2013.

Houve conferências, mesas temáticas, que abordaram discutiram a Identidade e a Nova Evangelização das Universidades Católicas; A contribuição da educação católica universitária aos direitos humanos e a resposta da Universidade Católica aos grandes desafios da humanidade. Conferencistas de diferentes partes do mundo puderam dar as suas contribuições.

Esteve no evento, representando as instituições do Brasil, o Setor Universidades, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); representantes da arquidiocese de Belo Horizonte; Associação Nacional de Educação Católica (ANEC); Reitores e representantes das Pontifícias Universidades Católicas de: Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Goiás; e dos Centros Universitários de São Camilo e Salesianos; Pastoral Universitária de Cascavel e Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Segundo um dos participantes, o professor Paulo Roberto de Sousa, “Foi uma grande oportunidade para se estimular o dialogo entre as Universidades católicas do mundo e discutir seus desafios contemporâneos”.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário