terça-feira, 23 de agosto de 2011

Alegria dos jovens do Rio de Janeiro pela JMJ

A juventude católica do Rio de Janeiro vive um momento de grande alegria, após o anúncio oficial do Papa Bento XVI de que a cidade acolherá a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

Segundo informa o departamento de imprensa da arquidiocese do Rio de Janeiro, os jovens presentes na Vigília JMJ Madri Rio, realizada de sábado para domingo no Maracanãzinho, puderam viver e celebrar, de forma simultânea com os jovens que estavam em Madri, a emoção desta boa notícia.

“A juventude do Rio vai ganhar muito com esse evento. Estou muito feliz em saber que o Papa confiou a nós essa missão de acolher a juventude do mundo, para refletir sobre a fé, sobre a vivência no mundo de hoje”, disse o padre Leandro Cury, diretor da Rádio Catedral.

O vigário episcopal para a comunicação social, cônego Marcos William Bernardo, presidiu à Santa Missa em plena unidade com o Papa Bento XVI. E a homilia do pontífice foi transmitida ‘ao vivo’ direto de Madri para os participantes.

Em vários momentos da celebração, que começou por volta das 4h30 da manhã (horário de Brasília, sendo 9h30 em Madri), os flashes da missa em Madri, transmitidos pelas redes e mídias católicas, surpreendiam a todos pela plena sintonia litúrgica.

Na saída da vigília, por volta das 7h, a alegria, que vencia o cansaço, ainda era percebida nos sorrisos dos jovens que, aos poucos, ocuparam as calçadas das ruas da Tijuca, ao redor do Maracanãzinho.

A jovem Fabiana Targino, da Pastoral da Juventude e da Pascom do Vicariato Sul, que já participou de quatro jornadas, considera que participar da JMJ é uma emoção única na vida de qualquer pessoa.

“Percebemos que mesmo pertencendo a países e cultura diferentes, o que nos une é a mesma fé em Cristo Jesus. Saber que a próxima JMJ será no Rio é uma emoção indescritível, um sonho realizado”, disse.

“É uma alegria receber o Papa na nossa Cidade. Vamos preparar com muito carinho e amor cada detalhe da próxima jornada. E que nós possamos mostrar para o mundo que somos portadores da paz”, afirmou a jovem.

“Se Deus é brasileiro, o Papa é carioca”. A famosa frase do beato João Paulo II, em sua visita ao Brasil, também foi lembrada pelo jovem Rodrigo Farias, assessor da Pastoral Universitária.

“A expectativa é enorme em receber o Papa. Iremos nos preparar, e enraizar mais em Cristo, para que possamos nos identificar com o nosso verdadeiro Senhor”, disse.

A vigília realizada no Rio de Janeiro nesse fim de semana, em sintonia com a JMJ, contagiou a todos, nos louvores ministrados pelas bandas e cantores católicos, entre eles: Padre Omar Raposo, assessor arquidiocesano para eventos de massa, que foi o condutor do evento, bandas Cristo Redentor, Sambadorando e Duelo de DJs. E também pelas apresentações do Stand up Comedy Católic - Rir é um Santo Remédio. Os testemunhos também levaram os jovens à reflexão sobre o sentido da vida.

A vigília, que foi transmitida pela Web TV Redentor e pela Rádio Catedral (FM 106,7), foi iniciada pelo bispo emérito do Rio Dom Assis Lopes, que recebeu das mãos dos jovens as imagens de Nossa Senhora e de São Sebastião e conduziu um momento de oração.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário