quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bispos brasileiros ministram catequeses

Dos mais de 60 bispos brasileiros presentes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), pelo menos sete ajudarão ministrando catequeses, nas manhãs dos dias 17 a 19, a exemplo de vários outros bispos de todo o mundo.

Cada bispo dará três catequeses, mudando de lugar e de grupo a cada dia, segundo informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer; o arcebispo de Salvador, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa; o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; o bispo de Caxias do Maranhão, Dom Vilsom Basso; o bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, e o bispo auxiliar de Campo Grande, são os brasileiros que darão catequese na JMJ.

As catequeses reunirão grupos de jovens por línguas e abordarão os temas “Firmes na fé” (dia 17); “Enraizados em Cristo” (dia 18) e “Testemunhos de Cristo no Mundo”, tirados do tema geral da Jornada, “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, definido pelo Papa Bento XVI.

Realizadas em igrejas, auditórios, colégios e ginásios poliesportivos, as conferências começam às 10h (5h de Brasília) e vão até às 12h30 (7:30h de Brasília), quando o bispos palestrante preside à missa de encerramento.

Segundo o programa estabelecido, cada bispo fala 30 minutos. Em seguida, os jovens têm reflexão pessoal seguida de perguntas ao bispo catequista. Os primeiros 45 minutos são dedicados à acolhida com cantos, testemunhos, orações e confissões.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário