quarta-feira, 2 de junho de 2010

Padre Lombardi: Papa irá a Chipre como peregrino

Bento XVI estará em Chipre, entre os dias 4 e 6 de junho, na condição de peregrino na ilha dos Atos dos Apóstolos, explicou o Pe. Federico Lombardi SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, em seu editorial da última edição do Octava Dies, semanário do Centro Televisivo Vaticano.
"Muitos se perguntam sobre as razões para o Papa ir até a Chipre encontrar-se com os bispos do Oriente Médio e entregar-lhes o documento de trabalho do próximo Sínodo - comenta o porta-voz vaticano. A resposta é fácil: basta ler os Atos dos Apóstolos, a narrativa dos primeiros do anúncio do Evangelho ao mundo após a Ressurreição de Jesus: Chipre é citado ao menos seis vezes."
"De Chipre provinha Barnabé, um dos primeiros a se unir à comunidade dos apóstolos em Jerusalém. Chipre é a primeira etapa da primeira viagem missionária de Paulo, em companhia de Barnabé e do futuro evangelista Marcos", observou o porta-voz.
"Para evangelizar Chipre - prosseguiu o Pe. Lombardi - Barnabé retorna após separar-se de Paulo."
"Além disso, basta olhar o mapa para entender que Chipre representa uma encruzilhada estratégica, também cultural e espiritual na região, com uma história estreitamente ligada à da Terra Santa para nós."
"Por lá passavam as rotas dos peregrinos judeus e cristãos em direção a Jerusalém, bem como as rotas dos navegadores entre o Oriente e o Ocidente, entre a Ásia e a Europa."
Dedicando um pensamento à maioria ortodoxa presente nesta ilha do Mediterrâneo e à presença turca, o Pe. Lombardi afirmou que "em Chipre, assim, não se pode deixar de olhar ao redor, de orar e de esperar por um anúncio do Evangelho que seja fonte de diálogo, de comunhão eclesial, de crescimento humano e de paz para todos".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário