quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sacerdote deve viver com olhar fixo em Pedro

No último dia 22 de outubro, o cardeal Mauro Piacenza inaugurou, com uma Eucaristia solene, o ano acadêmico no Colégio Sacerdotal Tiberino de Roma, uma residência confiada à prelazia do Opus Dei, onde estudam sacerdotes do mundo inteiro. O prefeito da Congregação para o Clero incentivou os residentes a viverem “com o olhar fixo e Pedro”, em meio a um mundo onde os sacerdotes são “estrangeiros”.

Partindo da primeira leitura do domingo, o cardeal Piacenza afirmou em sua homilia que não somente os judeus foram estrangeiros durante um tempo no Egito, mas que hoje o sacerdote “é necessariamente estrangeiro em um mundo que não reconhece Deus e que está imerso na cultura da morte e do prazer, onde só há lugar para o poder e o dinheiro”.

O sacerdote, no entanto, não deve se lamentar, porque isso constitui a essência do seu ministério, a razão de ser sacerdote no mundo, “o indicador da sua fidelidade a Cristo e à Igreja”.

Para este objetivo são necessários anos de estudo na Cidade Eterna, para “ampliar o olhar sacerdotal até os confins do mundo, de maneira que todos os homens possam se encontrar com Cristo”.

Um objetivo que o cardeal carregou sempre no coração e que sempre desejou para todos os sacerdotes, desde os primeiros anos do seu ministério e agora como Prefeito da Congregação para o Clero, afirmou: “Pedi a Nossa Senhora da Guarda, padroeira de Gênova, quando eu era jovem, que me permitisse fazer algo pelos sacerdotes; e eis aqui que, durante toda a minha vida, me encarreguei deles, de alguma forma. Nossa Senhora é muito esperta!”.

Depois da Eucaristia, o dia continuou com um jantar e com uma pequena festa, na qual não faltaram cantos e espetáculos teatrais interpretados por residentes do Colégio.

Atualmente, no Tiberino residem 37 sacerdotes, de mais de 20 nações dos cinco continentes.

Todos eles estudam na Universidade Pontifícia da Santa Cruz e foram enviados pelos seus bispos para formar-se na Cidade Eterna e, assim, poder servir melhor em suas dioceses no futuro.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário