segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mosteiros têm função indispensável, diz Papa

O Papa destacou a função “indispensável” dos mosteiros no mundo, ao se dirigir hoje à população de Serra São Bruno (Calábria), antes de visitar a Cartuxa desta cidade, com motivo de sua viagem pastoral a Lamezia Terme.

O pontífice encontrou-se com os habitantes locais na praça junto à Cartuxa, estrutura que definiu como “cidadela do espírito”.

A presença da comunidade monástica – disse –, “com sua longa história que remonta a São Bruno, constitui um constante chamado a Deus, uma abertura ao Céu e um convite a recordar que somos irmãos em Cristo”.

“Os mosteiros têm no mundo uma função muito preciosa, eu diria indispensável.”

“Se na Idade Média foram centros de regeneração dos territórios pantanosos, hoje servem para ‘regenerar’ o ambiente em outro sentido”.

Às vezes – afirmou – “o clima que se respira em nossas cidades não é salubre, está contaminado por uma mentalidade que não é cristã, nem sequer humana, porque está dominada pelos interesses econômicos, preocupada só com as coisas terrenas e carente de uma dimensão espiritual”.

Neste contexto, “não só se marginaliza Deus, mas também o próximo, e não se cria compromisso pelo bem comum”. No entanto, “o mosteiro é modelo de uma sociedade que coloca no centro Deus e a relação fraterna”. Disso “temos muita necessidade também em nosso tempo”, afirmou o Papa.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário