terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Mãe do nosso Senhor

“O Espírito do Senhor descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado filho do Altíssimo.” Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra!”(Lc 1, 35.38)


Aquela menina que dizia sim ao chamado de seu Senhor, entrava para sempre na história da salvação da humanidade. Seu corpo receberia o mistério da vida, a primeira manjedoura do Menino. Durante nove meses, mãe e filho intimamente unidos. E Maria ouvia os segredos do corpo que se transformava, ouvia José que a recebia, ouvia Isabel que precisava também contar sua boa nova.


Ao dar à luz, Maria envolve em faixas sua Criança e a coloca em uma manjedoura. A primeira cama do Pão da Vida é justamente o lugar do alimento da criação. Em seus primeiros momentos de vida, Jesus já anuncia a que veio: o alimento que sacia, a Eucaristia celebrada. E o evangelista nos conta que Maria tudo ouvia, tudo guardava e tudo meditava em seu coração.


O exemplo que Maria deixa para todas as mães é o exemplo do que ouve; do que é capaz de silenciar para ouvir o que Deus lhe pede. Somos capazes desse silêncio? Somos capazes de nos colocar em contato com o mais íntimo de nós e, lá, ouvir a voz de Deus?


A capacidade de ouvir é a base para a capacidade contemplativa, daquele que consegue ver em tudo e em todos a presença de Deus. Ouvir, nos capacita para reconhecer a voz do que fala, voz que muitas vezes não sai pela boca, mas pelo olhar, pelas mãos estendidas, pelo cheiro... Ouvir remete à intimidade, à condescendência. Ouvir é a atitude do que se dá ao outro e que lhe afirma a importância.


Aprendamos com Maria a ouvir os sinais da humanidade que clama para que a maternidade seja realmente um dom de Deus para a mulher, cada dia seja renovada a esperança, cada dia seja recebido o alimento. Que meditemos em nossos corações os acontecimentos de nossas vidas, de nosso mundo, de nosso país e possamos descobrir Deus que se faz novo todos os dias e que caminhou conosco, reafirmando Sua promessa à Virgem de Nazaré: “O Espírito do Senhor descerá sobre ti!” (Lc 1, 35)

Fonte: Amai-vos

Nenhum comentário:

Postar um comentário