quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Europa: crise financeira e futuro da integração

De 26 a 28 de outubro, a Assembleia plenária de outono da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) reúne 23 bispos em Bruxelas para discutir a crise financeira e o futuro da integração do bloco.

A COMECE debate sobre o processo político da UE para informar à Igreja sobre os desenvolvimentos da legislação e das políticas do continente, além de incentivar a reflexão, baseada na Doutrina Social da Igreja, sobre os desafios da construção de uma Europa Unida.

Nesta reunião, os bispos analisarão as razões econômicas e políticas da crise da dívida na Europa, assim como os instrumentos para enfrentá-la.

Refletirão também sobre a “confiança” como fator crucial para resolver a crise num contexto político, econômico e societário.

Entre os expoentes do tema principal do encontro estão Peter Wagner, chefe da força-tarefada Comissão Europeia para a Grécia; Lans Bovenberg, da Universidade de Tilburg; Emmanuel van der Mensbrugghe, diretor da Secretaria do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a Europa; e Jean-Pierre Jouyet, presidente da autoridade dos mercados financeiros da França.

A sessão de abertura, em 26 de outubro, apresenta o tema principal do encontro. Peter Wagner exporá a “Missão e primeiras experiências da nova força-tarefa para a Grécia”. As vésperas serão presididas por Dom Kratz.

Na quinta-feira, 27, após a eucaristia na capela da Ressurreição, o professor Lans Bovenberg falará das “Razões econômicas e políticas da crise da dívida na Europa”. O doutor Emmanuel van der Mensbrugghe falará sobre “Os instrumentos adotados para enfrentar a crise. Perspectiva do FMI”. Jean-Pierre Jouyet abordará “A confiança: fator crucial para resolver a crise? O fator psicológico no político, econômico e societário”.

Depois do debate, será estudado o tema “Economia social de mercado na Europa: uma declaração dos bispos da COMECE”. Dom Aldo Giordano, observador permanente da Santa Sé no Conselho da Europa, se pronunciará, falando também das iniciativas e atividades do Secretariado da COMECE.

Na sexta-feira, 28, após a eucaristia na capela de São Bento e Santa Teresa Benedita, da COMECE, seguirá o tema anterior e um informe das atividades do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, por parte de Dom Duarte da Cunha, secretário geral.

Seguirá encontro com Irma van Rompuy, presidente do Conselho Europeu.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário