quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Honduras: mensagem aos danificados

O cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa e presidente da Cáritas Internacional, dirigiu uma mensagem aos hondurenhos, solidarizando-se com os danificados pelas últimas chuvas torrenciais e convidando à generosidade com os irmãos afetados.

“Muitos dos nossos compatriotas estão vivendo momentos difíceis, devido à inclemência do tempo, que deixou muitas chuvas e, com isso, foram geradas inundações e desmoronamentos de pontes e moradias, deixando milhares de pessoas incomunicadas”, constata o cardeal Maradiaga.

“Neste momento de incerteza, que pode chegar ao desespero, quero recordar-lhes que, se perderem o material, de alguma forma podem recuperá-lo, mas se perderem a fé em Deus, isso pode ocasionar maior tristeza e dificuldades”, acrescenta.

Oferece um texto das Sagradas Escrituras que sempre o ajudou a manter-se firme, “apesar das dificuldades”. Da carta do apóstolo Paulo aos Romanos (8, 35-39): “Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada? Pois está escrito: 'Por tua causa somos entregues à morte, o dia todo; fomos tidos como ovelhas destinadas ao matadouro'. Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou. Tenho certeza de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potências, nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos separar do amor de Deus, que está no Cristo Jesus, nosso Senhor”.

“Vocês não estão sozinhos – sublinha o arcebispo de Tegucigalpa –, não forma abandonados por Deus. Tenham a certeza de que Ele os acompanha e anima.”

Convida todos a que continuem demonstrando sua generosidade sendo solidários: “Todas as Cáritas estão ativas e nas nossas paróquias podem levar suas doações para compartilhar com os nossos irmãos danificados”.

Afirma que São Mateus (25, 45), recorda que “o que fazemos aos nossos irmãos, é a Jesus que o fazemos”.

Invocando o auxílio de Nossa Senhora de Suyapa, para que “seja nosso auxílio e seja ela o modelo, para que todos compartilhemos com alegria com os que sofrem”, incentiva todos à solidariedade.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário