sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bento XVI pede orações pelo Egito

Bento XVI se mostrou “profundamente entristecido” pela violência do domingo passado no Cairo, ao cumprimentar os peregrinos no final da audiência geral de ontem, na Praça de São Pedro, e apelou à “coexistência pacífica”.

Ao mesmo tempo, exortou os fiéis a “rezarem para que essa sociedade desfrute de uma verdadeira paz, baseada na justiça e no respeito à liberdade e à dignidade de todo cidadão”.

“Uno-me à dor das famílias das vítimas e de todo o povo egípcio, desgarrado pelas tentativas de sufocar a coexistência pacífica entre suas comunidades, que é, no entanto, essencial proteger, sobretudo neste momento de transição”, afirmou o Papa.

Bento XVI mostrou também seu apoio aos “esforços das autoridades egípcias, civis e religiosas a favor de uma sociedade em que se respeitem os direitos humanos de todos, em particular das minorias, para o bem da unidade nacional”.

Morreram 24 pessoas e mais de 200 ficaram feridas no dia 9 de outubro, em uma manifestação pacífica de protesto de cristãos coptas indignados pelo ataque recente a uma igreja em Assuã.

No Egito, os cristãos – em sua maioria coptas ortodoxos – representam 10% da população. Os episódios violentos do domingo se mostram como o maior enfrentamento desde que o presidente Mubarak foi derrocado, em fevereiro.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário