quinta-feira, 2 de julho de 2009

Igreja de Fátima ganha «Nobel» da Engenharia



Prêmio «Outstanding Structure», da Associação Internacional de Pontes e Estruturas

A igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, é a vencedora do «Outstanding Structure», prêmio da Associação Internacional de Pontes e Estruturas (IABSE), que junta 4 mil membros de 100 países e é considerado como o Nobel da Engenharia Civil; informa Agência Ecclesia.
A cerimônia de entrega do prêmio a José Mota Freitas, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e à sua equipe terá lugar a 9 de setembro, na cerimônia de abertura do 33.º Congresso da IABSE, em Bancoc (Tailândia).
Inaugurada a 13 de outubro de 2007, com projecto do arquiteto grego Alexandros Tombazis, esta obra distingue-se pela complexidade, em termos de projeto de execução no âmbito da Engenharia Civil. Incorpora diversos materiais e procura responder a exigências particulares de acústica e iluminação.
Na igreja é utilizado o betão branco, que foi arrefecido através do método de projeção de azoto líquido a -300º, solução que nunca tinha sido experimentada em Portugal.
O Outstanding Structure Award reconhece as estruturas mais inovadoras, criativas e estimulantes surgidas nos últimos anos.
Em comunicado de imprensa, a IABSE destaca a "aproximação" ao local e a interação da Igreja com os elementos ali existentes, conseguindo ser, ao mesmo tempo, "um espaço completamente funcional para vários propósitos".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário