sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cáritas Espanha financia projetos na África, América Latina e Ásia



432 mil euros dedicados à educação e desenvolvimento

A direção da Cáritas Espanha aprovou um pacote de ajuda econômica no valor total de 432 mil euros com destino a uma dúzia de projetos de educação e desenvolvimento básico para comunidades especialmente vulneráveis de diversos países da África, América Latina e Ásia.
Três dos seis projetos localizados na África têm como objetivo financiar sistemas de fornecimento de água e saneamento, respectivamente, na comunidade rural de Kalo Kabite, na Etiópia; na região de Akrur, na Eritreia; e nas comunidades de Rutovu e Makamba, na província de Bururi, em Burundi.
Esses projetos – que receberão ajudas no valor de 64,5 mil euros, 34,6 mil euros e 24 mil euros – permitirão garantir o acesso à água potável, aspecto chave de qualquer projeto a longo prazo de desenvolvimento agrícola, a um total de dez mil pessoas de zonas especialmente deprimidas. Os projetos serão executados pelas Cáritas locais e pelas dioceses onde estão localizados.
Os outros três projetos da África que receberão o apoio da Cáritas Espanhola são de caráter diferente.
Um montante de 50 mil euros será destinado a um projeto educativo em Ruanda desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Kabgayi, que garante acesso educativo às crianças órfãs da zona.
Outro montante de 32 mil euros será destinado a um programa integral de promoção da mulher desenvolvido pela Cáritas Nekemte, na Etiópia, do qual se beneficiam cerca de 800 mulheres, que participam de programas formativos e planos de acesso a micro-créditos.
E a Cáritas Diocesana de Diebougou, em Burkina Faso, será a receptora de outra ajuda de 12 mil euros para impulsionar um projeto de plantação de 20 hectares de castanha de caju, que proporcionará às comunidades rurais da região uma fonte estável de renda.
Colômbia, Bolívia e Equador são os países latino-americanos que repartirão os 137 mil euros aprovados pela Cáritas Espanhola para essa região.
Quase a metade, 71 mil euros, serão destinados a apoiar um ambicioso plano de desenvolvimento integral da Cáritas Colombiana para 3.400 membros de 17 comunidades indígenas da região do Urabá, e que conta com o apoio financeiro da comunidade das Ilhas Beleares (que oferece cerca de 75 mil euros) no marco do macro-projeto “Migrações e Desenvolvimento” que está presente em toda região andina há mais de cinco anos.
As localidades de Potosí, Sucre e Oruro, na Bolívia, é outro dos destinos do pacote de ajudas da Cáritas Espanhola, que apoiará com 50 mil euros o fortalecimento de diversas iniciativas micro-produtivas em zonas especialmente deprimidas desse país andino.
Os destinatários desses macro-projetos são cerca de 400 trabalhadores, homens e mulheres de meios rurais empobrecidos que se dedicam a produção artesanal nos setores têxtil e madereiro. Este projeto conta também com a colaboração da Comunidade Balear, que destina ao mesmo 70 mil euros.
O valor das ajudas destinadas à América Latina se completa com 6 mil euros para o Equador, onde se apoiará a construção de um centro para pessoas idosas na diocese de Loja.
Finalmente, para a Ásia se destinará um valor total de 77,7 mil euros, especificamente para Tailândia e Paquistão.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário