quinta-feira, 16 de julho de 2009

Bolívia: conselhos da Igreja diante da epidemia de gripe A



Comunicado do arcebispado de Santa Cruz de la Sierra

Diante da grave situação vivida na região boliviana de Santa Cruz, a mais afetada de todo o país pela epidemia de gripe A, o arcebispado de Santa Cruz de la Sierra divulgou um comunicado, assinado pelo vigário geral da diocese, Pe. Robert Flock, no qual são dados vários conselhos.
O arcebispado faz este comunicado “compartilhando a preocupação das autoridades civis frente ao perigo de contágio da gripe e reiterando as indicações dadas anteriormente pelo nosso pastor, cardeal Julio Terrazas”.
Em primeiro lugar, “confiantes no Deus da vida, pede-se que se intensifique a oração pela saúde do nosso povo, tanto pessoalmente como em toda celebração comunitária”.
Da mesma forma, “as paróquias e todas as demais instâncias eclesiais devem acatar e cumprir as medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades”.
Pede-se que “sejam suspendidas ou postergadas todas as atividades não estritamente culturais e/ou litúrgicas (quermesses, feiras etc.)”.
“As pessoas doentes, idosas, com sintomas de resfriado e crianças pequenas estão isentas do preceito dominical de assistir à Missa e se recomenda que a acompanhem pela televisão ou rádio.”
“Nas celebrações da Eucaristia, não se dará a saudação da paz e se receberá a comunhão na mão, com a devida reverência.”
Por último, “recomenda-se vivamente que sensibilizem as pessoas sobre estas medidas”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário