O Papa Bento XVI mostrou sua solidariedade pelas vítimas e danos provocados pelo furacão Agatha ao passar pela Guatemala, e pediu aos cristãos "sentimentos de ardente caridade" para com as vítimas.
Assim expressa um telegrama publicado na quarta-feira pela Santa Sé, escrito pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário do Estado, e dirigido ao núncio apostólico na Guatemala, Dom Paul Richard Gallagher.
Nele, o Papa se mostra "profundamente entristecido ao saber das catástrofes naturais que estão afetando esta amada nação, ocasionando vítimas, feridos e diversos danos materiais, deixando sem casa muitas famílias".
Após mostrar sua proximidade e suas orações de consolo, o Papa pede que se incrementem "na comunidade cristã sentimentos de ardente caridade, para colaborar na reconstrução das zonas devastadas".
Também exorta a comunidade internacional e as autoridades nacionais para que, "movidos pela solidariedade fraterna, prestem ajuda eficaz a esse país para superar estes difíceis momentos".
O furacão Agatha, que afetou vários países da América Central, teve consequências muito graves na Guatemala.
Além disso, o país, que já se encontrava afetado desde a quinta-feira passada pela erupção do vulcão Pacaya, próximo da capital, teve graves perdas no setor agrícola.
Concretamente, as autoridades informam que pode ter se perdido cerca de 60% da colheita de café, principal recurso econômico do país.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário