sábado, 18 de julho de 2015

Pela primeira vez o jornal comunista de Cuba publica mensagem dos bispos cubanos

A pedido da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba, o jornal Granma, órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, publicou uma mensagem dos Bispos cubanos com o título: Mensagem dos Bispos da Igreja Católica em Cuba por ocasião da próxima visita pastoral do Papa Francisco.
A mensagem original foi publicada no site da Conferência dos Bispos Católicos em 29 de junho, festa dos Apóstolos Pedro e Paulo.
Agora, esta mesma mensagem foi publicada na edição impressa do Granma do 17 de julho e também está na íntegra em seu site do mesmo dia.
A mensagem é um convite para realizar atos de misericórdia no trabalho diário, “para visitar os doentes, compartilhar o que temos, perdoar e pedir perdão, consolar o triste, amar mais e melhor aos demais”, como preparação para a visita do Papa que estará em Cuba do 19 ao 22 de setembro com o lema ‘Missionário da Misericórdia’.
O tema para a visita pastoral a Cuba refere-se ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia convocado no dia 11 de abril pelo Papa, que começa no dia 8 de setembro de 2015 e vai até novembro 2016 ".
“Tomara que nestes dias e sempre os nossos lares sejam lugares de paz e acolhida para todos aqueles que cheguem procurando misericórdia!”, dizem os bispos na mensagem.
Também, destacam que, como preparação imediata à visita do Papa Francisco, “as primeiras sextas-feiras dos meses de Julho, agosto e setembro, em cada comunidade e em cada coração que queira unir-se conosco, realizem-se gestos de misericórdia com aqueles que precisarem, bem como tempos especiais de oração e jejum”.
Também convidam a programar nas comunidades uma vigília de oração na véspera da chegada do Papa à ilha, na noite da quinta-feira, 17, para a sexta-feira, 18 de Setembro. E propõem que as dioceses, paróquias e comunidades tenham iniciativas próprias a fim de pedir “a ajuda de Deus para que prepare os corações dos cubanos para ouvir e aceitar a mensagem de esperança e compaixão que trará o Papa Francisco".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário