sexta-feira, 24 de julho de 2015

Boko Haram perpetra novos ataques

Os territórios de Camarões e da Nigéria voltam a ficar tingidos de sangue. Nesta quarta-feira, dois ataques reivindicados pelo grupo terrorista Boko Haram mataram mais de 50 pessoas. O primeiro ataque foi registrado em Moroua, norte de Camarões, e o outro em Gombe, nordeste da Nigéria. Os ataques parecem ser a resposta do Boko Haram à nova e vasta operação militar lançada contra o bando pelos exércitos de Nigéria, Níger, Chade, Camarões e Benin.

Duas meninas menores de 15 anos foram as autoras do primeiro ataque. Elas se explodiram no mercado central de Maroua, Camarões, cidade a 100 quilômetros da fronteira com a Nigéria. Fala-se de 11 mortos e 32 feridos. Em 12 de julho, na cidade de Fotokol, também nos Camarões, duas mulheres totalmente cobertas por véu tinham se explodido, matando 11 pessoas. A partir de então, as autoridades da Região Extremo Norte do país proibiram as mulheres de usarem véu sobre o rosto inteiro.

Já na Nigéria, duas bombas foram explodidas em Gombe. A falta de energia elétrica na área tornou até agora impossível determinar se foi um ataque suicida ou não. Houve pelo menos 30 vítimas, que se somam aos 49 mortos pelo ataque do Boko Haram contra o mercado da mesma cidade em 16 de julho.

Até agora, a organização terrorista causou pelo menos 15.000 mortes por ataques e atentados suicidas, que, começados na Nigéria, estão acontecendo cada vez mais também em Camarões, Chade e Níger. A guerra entre o exército nigeriano e o Boko Haram chegou a uma fase muito intensa. O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, ordenou ao general Tukur Buratai a missão de derrotar as milícias islâmicas responsáveis por tantas atrocidades.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário