quinta-feira, 30 de julho de 2015

Nossa Senhora Aparecida. Quem é?

Santa Maria, a mãe de Jesus, é muito conhecida no Brasil sob o título de “Nossa Senhora Aparecida”. Vamos entender esta designação mariana. “Nossa Senhora”, porque a virgem Maria é piedosamente aclamada de correndentora, ao lado do redentor, Jesus Cristo, “nosso Senhor”. A palavra “Aparecida” não é nome próprio; trata-se do particípio passado do verbo “aparecer”, uma vez que no longínquo ano de 1717, durante uma famosa pesca no Rio Paraíba, “apareceu” na rede uma estatueta de Maria santíssima.
Nossa Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria é uma leiga; nasceu há uns 2 mil anos. Ela é a única pessoa, salvo Jesus, que não foi atingida pelo pecado original (dogma da imaculada conceição). Por conseguinte, é possível que nossa Senhora Aparecida jamais tenha passado pela morte (dormição de Maria).
A padroeira do Brasil, nossa Senhora Aparecida, se encontra no paraíso, com certeza de corpo e alma (dogma da assunção), donde medeia todas as graças. Abaixo de Deus (Santíssima Trindade) e acima das criaturas inteligentes (seres humanos e anjos), contemplamos essa mulher maravilhosa. Com efeito, o papa Francisco, discorrendo sobre as funções na Igreja, afirmou que “uma mulher, Maria, é mais importante do que os bispos”(“Evangelii Gaudium”, 104).
A leiga nossa Senhora Aparecida, genitora do Filho de Deus, venerada como “mãe puríssima” e “mãe castíssima”, em algumas prováveis aparições (não se cuida de domgma de fé) , sobretudo em Lourdes e em Fátima, comunica só a doutrina do evangelho. 
Que nossa Senhora Aparecida, a mãe de Deus, rogue por nós!

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário