segunda-feira, 25 de maio de 2015

Papa Francisco: "A desunião é uma ferida no corpo da Igreja"

"A desunião é uma ferida no corpo da Igreja e de Cristo. Uma ferida que não queremos que permaneça. A desunião é obra do pai da mentira, do pai da discórdia que sempre procura fazer com que irmãos estejam divididos". Alertou o Papa Francisco em uma vídeo-mensagem enviada por ocasião da jornada de oração pela Unidade dos Cristãos, que aconteceu no sábado, 23 de maio, promovida pela Diocese de Phoenix (Estados Unidos) junto com um grupo de pastores evangélicos. O Papa exprime a sua união espiritual a eles todos nessa procura da graça da unidade. “A unidade –prossegue - que está germinando em nós, a unidade que começa selada por um só batismo, e que todos nós temos. A unidade que buscamos juntos no caminho. A unidade espiritual da oração, uns pelos outros. A unidade do trabalho comum em ajudar os irmãos que creem na soberania de Cristo”.
Francisco convida a “pedir ao Pai que envie o Espírito de Jesus, o Espírito Santo, e nos dê a graça de que todos sejam um, para que o mundo creia". Em seguida, ele explicou algo "que pode ser uma loucura, ou talvez uma heresia, não sei". O Santo Padre declarou-se convicto de que não obstante as diferenças “somos um”. “Aquele que persegue hoje os cristãos, nos unge com o martírio, sabe que os cristãos são discípulos de Cristo, que são um, que são irmãos. A ele – acrescenta-  não importa se somos evangélicos, ortodoxos, luteranos, católicos e apostólicos... não interessa! São cristãos”.
Hoje - prosseguiu recordando os novos mártires - estamos vivendo “o ecumenismo do sangue” e isto, disse, deve nos animar no que estamos fazendo: rezar, dialogar entre nós, encurtar as distâncias, irmanados cada vez mais”.
O Papa acredita que a unidade não é feita pelos teólogos. “Os teólogos nos ajudam, a ciência dos teólogos nos ajudará, mas se esperamos que os teólogos entrem num acordo, a unidade só chegará no dia seguinte ao Juízo Final". “Quem faz a unidade – destaca Bergoglio– é o Espírito Santo”.
Por fim, o Papa renova sua união com os destinatários da mensagem "neste dia de oração, de amizade, de proximidade, de reflexão". E conclui "com a certeza de que temos um só Senhor, Jesus é o Senhor. Com a certeza de que o Senhor está vivo: Jesus vive, O Senhor vive em cada um de nós. Com a certeza de que nos enviou o Espírito que prometeu para realizar esta "harmonia entre todos os seus discípulos".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário