quinta-feira, 7 de maio de 2015

A diocese de Milão acolhe os fieis separados

Um departamento diocesano para acolher as pessoas cujo matrimônio entrou em crise. Um serviço pastoral par aqueles que vivem a experiência da separação conjugal ou chegaram à separação.
Hoje, quarta-feira, 6 de maio, o arcebispo de Milão, o cardeal Angelo Scola, assinou o decreto que institui o novo organismo da Cúria denominado Departamento diocesano para a acolhida dos fieis separados.
Escreve o cardeal Scola no decreto que institui o Departamento: “A presença de muitos fiéis que vivem a experiência da separação conjugal e o específico direito do Bispo de tomar medidas adequadas para o acompanhamento destas situações, sugerem a criação de uma nova e específica articulação organizacional da Cúria Arquiepiscopal que ofereça a sua competência aos fieis que vivem a prova da separação, valorizando da melhor forma os seus numerosos recursos já operantes no território diocesano nesta área (principalmente os Consultórios familiares católicos, os patronos estáveis e o Tribunal eclesiástico)».
Um Departamento que - acrescenta o cardeal em sua carta, aos fiéis, que acompanha o decreto - nasceu do desejo da Igreja ambrosiana de "aprofundar o significado e as consequências práticas da afirmação central da Relatio Synodi sobre a família como sujeito de evangelização.
O Santo Padre, na intervenção final da III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, dirigiu a todos os fieis esta recomendação: "Agora temos mais um ano para amadurecer, com verdadeiro discernimento espiritual, as ideias propostas e encontrar soluções concretas para tantas dificuldades e inúmeros desafios que as famílias enfrentam; para fornecer respostas para os muitos desânimos que cercam e sufocam as famílias".
O que vai fazer concretamente o novo Departamento? É o mesmo Cardeal Scola que o explica na carta aos fieis: “O Departamento foi pensado como um serviço pastoral para os fieis que vivem a experiência da separação conjugal facilitando, onde haja as condições, o acesso aos caminhos canônicos para a dissolução do matrimônio ou para a declaração de nulidade. Características peculiares de tal Departamento são as seguintes: ser uma expressão direta dos cuidados do bispo com os fiéis; favorecer a aceleração dos tempos para um eventual processo de nulidade; colaborar com a obra dos consultores familiares, cujas responsabilidade permanecem inalteradas, e com os defensores estáveis do Tribunal eclesiástico. O Departamento irá realizar o seu trabalho de graça".
O novo serviço estará operacional a partir do 08 de setembro de 2015, festa de Santa Maria Nascente. A sede principal será em Milão, no Arcebispado e - novidade para um departamento da Cúria - terá duas sedes periféricas em Lecco e em Varese, para aproximar-se sempre mais das necessidades de todos.
"O Departamento tem uma forte sensibilidade pastoral e, portanto, escutar os fieis separados compreende também ajuda-los em uma releitura da sua situação à luz do ensinamento cristão. Neste sentido, quando for o caso, poderá convidar o casal a tomar nota de sua condição de separação, exortando-a a vive-la conforme o ensinamento da Igreja, segundo o estilo de misericórdia e recíproco perdão pedido pela lei evangélica. Neste último caso o Departamento pode também promover a formalização da separação na presença de vínculo, com decreto canônico do Ordinário”, explica o Chanceler, Mons. Marino Mosconi.
O novo Departamento vai depender diretamente do arcebispo, será colocado sob a autoridade do Vigário Episcopal para a Cultura, a Caridade e a Missão, mons. Luca Bressan e será conduzido por um responsável, nomeado para a ocasião, Don Diego Pirovano, rodeado de assessores que por sua vez poderão beneficiar-se de peritos externos escolhidos dentre os colaboradores dos Consultores familiares e do Tribunal eclesiástico regional.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário