domingo, 18 de janeiro de 2015

O papa à Igreja nas Filipinas: os pobres são o coração do Evangelho

Depois do encontro com as autoridades, o papa Francisco celebrou nesta sexta-feira uma Eucaristia com os bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas das Filipinas na Catedral da Imaculada Conceição, consagrada por João Paulo II como basílica menor em uma das suas duas viagens ao arquipélago.
No breve trajeto entre o palácio presidencial e a catedral, o Santo Padre viu a alegria de milhares de fiéis que foram às ruas para participar da histórica visita papal.
“O povo filipino se destaca pela fé e pela paixão musical”, recordou o arcebispo de Manila, cardeal Luis Antonio Tagle, ao saudar o pontífice antes do encerramento da missa. Por isso, a cerimônia religiosa contou com um coral magnífico.
Cerca de duas mil pessoas vestidas de branco, como é costume na Ásia devido às altas temperaturas, assistiram à celebração em que foram usados como idiomas o latim, o inglês e o tagalo.
Francisco improvisou em alguns momentos da homilia para destacar que "os pobres são o coração do Evangelho. Se deixarmos os pobres de fora do Evangelho, não poderemos compreender Jesus".
Em suas palavras, ele recordou que "a Igreja é chamada a reconhecer e combater as causas da desigualdade e da injustiça, profundamente arraigadas, que deformam o rosto da sociedade filipina contradizendo os ensinamentos de Cristo. Só se chegarmos a ser pobres e eliminarmos a nossa complacência é que seremos capazes de nos identificar com os últimos dos nossos irmãos e irmãs", enfatizou.
Desta maneira, explicou o papa, poderemos responder "com honestidade e integridade ao desafio de anunciar a radicalidade do Evangelho em uma sociedade acostumada à exclusão social, à polarização e a uma desigualdade escandalosa".
Aos jovens sacerdotes, religiosos e seminaristas, Francisco exortou a ficar sempre próximos dos seus coetâneos, que "podem estar confundidos e desanimados, mas continuam vendo a Igreja como companheira no caminho e fonte de esperança". Instou-os também a mostrar proximidade "daqueles que, vivendo numa sociedade esmagada pela pobreza e pela corrupção, estão abatidos, tentados a se dar por derrotados, a abandonar os estudos e viver nas ruas". E os convidou "a proclamar a beleza e a verdade da mensagem cristã a uma sociedade tentada por uma visão confusa da sexualidade, do matrimônio e da família".
Por último, o Santo Padre alertou sobre a presença de "forças poderosas que ameaçam desfigurar o plano de Deus sobre a criação e traem os verdadeiros valores".
A celebração terminou com uma bela antífona mariana, cantada a Nossa Senhora por todos os fiéis presentes no templo construído em 1581 com bambu e folhas de palmeira e reconstruído oito vezes, depois de ser devastado por tufões, incêndios, terremotos e bombardeios.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário