segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O comovente encontro de Francisco com as crianças de rua filipinas

Mais uma mudança de planos durante a visita de Francisco nas Filipinas. Hoje, em Manila, logo depois da Missa com o clero na Catedral da Imaculada Conceição, o Pontífice visitou, ao lado, o centro da Fundação Anak Tnk, uma fundação católica que se encarrega da acolhida e da recuperação de crianças de rua, para tirá-las das realidades de pobreza, prostituição e abandono.
O centro abriga atualmente cerca de 300 crianças, tentando dar-lhes um futuro diferente e de compensar as deficiências do sistema educacional filipino. O Papa quis tocar com a mão essa triste realidade do país (fala-se que existem centenas de milhares de crianças sozinhas pelas ruas, que terminam muitas vezes recrutadas por gangues criminosos). Entre abraços e piadas, mas também lágrimas, o Santo Padre ficou por cerca de meia hora com os pequenos e os voluntários, fora do programa planejado.
De fato, o Papa tinha entrado só para dar uma benção, disse a alguns jornalistas o cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila, presente no encontro. Mas, as “crianças se apertavam ao seu redor, buscavam sussurrar no seu ouvido as suas histórias, tinham preparado para ele alguns pequenos presentes” e Francisco não conseguia mais sair.
Uma grande emoção, então, que o Papa Bergoglio quis, em seguida, compartilhar com cerca de 20 milhões de pessoas reunidas no “Mall of Asia Arena” para o encontro com as famílias. “Fiquei comovido no coração, depois da missa, quando visitei as crianças sozinhas, sem família - confessou - quantas pessoas trabalham na igreja para dar-lhes uma família, isso significa seguir adiante profeticamente, mostrar o que significa uma família, uma abundância de dons para oferecer com caridade".
Também de surpresa, o Papa foi ontem à noite na Nunciatura Apostólica de Manila, onde cumprimentou 40 companheiros jesuítas, em uma reunião - descrita por algumas testemunhas - "densa".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário