terça-feira, 6 de janeiro de 2015

2015 se desenha como um ano muito intenso para o papa

Além das catequeses das quartas-feiras na Praça de São Pedro e das suas homilias na missa que celebra todos os dias na Casa Santa Marta, o papa Francisco tem uma série de compromissos já programados, como os relacionados com o Ano da Vida Consagrada a celebrar-se em 2015.
 
Em janeiro, de 12 a 19, ele realiza a viagem apostólica ao Sri Lanka e às Filipinas.
Em fevereiro, de 9 a 12, o papa se reúne com o conselho dos nove cardeais que o ajudam na reforma da cúria e no governo da Igreja. Em 12 e 13 de fevereiro, Francisco realiza um consistório com todos os cardeais para refletir sobre o rumo e as propostas da reforma da cúria romana, como solicitado nas congregações gerais anteriores ao conclave. Em 14 de fevereiro, o Santo Padre realizará um consistório em que nomeará 20 novos cardeais de 18 países de todos os continentes, dos quais 15 são eleitores e 5 são eméritos. Em 15 de fevereiro, Francisco preside a solene celebração em que os 20 novos cardeais serão elevados à púrpura.
Para março ou abril é esperada a nova encíclica sobre meio ambiente e ecologia humana, que servirá como base para um encontro de líderes religiosos mundiais em preparação para a Assembleia Geral das Nações Unidas (setembro) e a cúpula de Paris sobre o clima (dezembro).
Em junho está programada uma viagem do papa a Turim pelo segundo centenário do nascimento de São João Bosco. No dia 21, ele venera o Santo Sudário, cuja ostensão pública será de 19 a 24 de junho.
Em setembro, o papa faz a viagem apostólica aos Estados Unidos, onde realiza um discurso diante do Capitólio e na Assembleia Geral das Nações Unidas. Depois, o papa viaja à Filadélfia para participar do Encontro Mundial das Famílias.
Em outubro, de 4 a 25, o Sínodo da Família expõe as conclusões que serão enviadas ao papa Francisco.
Há também eventos ainda sem data, como a viagem à Espanha para o quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Ávila.
Especula-se a possibilidade de que Francisco visite três países da América Latina e um da África, possivelmente Bolívia, Cuba, México e Uganda. A França também espera recebê-lo em Paris, Lourdes e Lisieux, onde nasceu Santa Teresinha do Menino Jesus.
Além dos eventos programados, podem-se esperar algumas surpresas, que não têm faltado neste pontificado.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário