sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Católicos e luteranos: testemunho da misericórdia na sociedade de hoje

"O fato de vocês terem vindo aqui já é um testemunho da importância dos esforços para a unidade", disse o Papa à delegação recebida hoje no Vaticano, recordando as palavras de João Paulo II quando a primeira delegação foi à Capital, 30 anos atrás.
Momento histórico, quando já haviam sido feitos “passos importantes de um caminho ecumênico rumo à plena e visível unidade dos cristãos", disse Bergoglio. Desde então, “muito foi feito", acrescenta ele, confiante de que "muito ainda será feito na Finlândia neste sentido".
O Santo Padre recordou que a visita ocorre juntamente com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que este ano teve como tema as palavras de Jesus à mulher samaritana no poço: "Dá-me de beber". Através do qual - comenta Bergoglio- somos lembrados de que “o Senhor é a fonte de toda a graça” e que os “seus dons transformam quem os recebe, tornando-os testemunhas da verdadeira vida, que provém de Cristo".
“Católicos e luteranos ainda podem fazer muita coisa juntos para dar testemunho da misericórdia divina em nossas sociedades", disse Bergoglio, sublinhando que "o testemunho comum é muito necessário quando há desconfiança, insegurança, perseguições e sofrimento em meio a tantas pessoas no mundo de hoje”.
Testemunho que “pode ser sustentado e encorajado pelo progresso no diálogo teológico entre as Igrejas", também em virtude da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, assinada há pouco mais de 15 anos entre a Federação Luterana Mundial e a Igreja Católica. Esperamos que esta declaração possa "continuar a produzir entre nós, frutos de reconciliação e de colaboração”.
“O diálogo nórdico entre católicos e luteranos na Finlândia e na Suécia, sobre o tema da justificação na vida da Igreja, está refletindo questões importantes”, como “o conceito de Igreja, sinal e instrumento da salvação dada por Jesus Cristo”.
O Papa reafirmou o desejo de que “a visita a Roma contribua para reforçar as relações ecumênicas entre luteranos e católicos na Finlândia, muito positivas há anos”. “Que o Senhor – concluiu o Santo Padre - nos envie o Espírito de verdade e nos guie rumo a uma maior caridade e unidade”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário