quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Abertura da causa de beatificação de Chiara Lubich



O bispo de Frascati, Dom Raffaello Martinelli, presidirá a abertura oficial da causa de beatificação e canonização de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, dia 27 de janeiro na Catedral. A cerimônia, chamada Prima Sessio começará às 16 horas (horário local) com a recitação das Vésperas. Está previsto a leitura do Decreto de introdução da Causa e da nulla osta da Santa Sé; a instituição do tribunal nomeado pelo bispo; em seguida, os juramentos do bispo, dos membros do tribunal e dos da postulação. A cerimônia poderá ser acompanhada via Internet.
Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares, anunciou a notícia aos membros desta realidade eclesial em uma carta, desejando a todos que vivem a espiritualidade da unidade que sejam "testemunho vivo" daquilo que Chiara viveu. Um ideal de santidade radicado no Evangelho foi o que nutriu a sua vida. Como ela escreveu: “Nós encontramos a santidade em Jesus, que floresce em nós porque amamos… se procurássemos a santidade por si mesma nunca a alcançaríamos. Portanto, amar, e nada mais. Perder tudo, inclusive o apego à santidade, para querer somente amar”.
O testemunho de Chiara Lubich “é testemunhado pelo ininterrupto fluxo de pessoas, nos seis anos desde a sua morte, aos locais onde viveu e onde agora repousa: mais de 120.000 pessoas de vários continentes e tradições religiosas, cardeais e bispos, acadêmicos, políticos, famílias e jovens, membros de associações e movimentos, pessoas de culturas não religiosas, crianças e adolescentes, adultos em busca de esperança”, lê-se no comunicado.
O processo para o início da Causa começou dia 7 de dezembro de 2013, no septuagésimo aniversário da fundação dos Focolares, com a decisão de apresentar o pedido formal ao bispo de Frascati, por parte da presidente, Maria Voce. “Nele estava expresso o desejo de que este pedido fosse apresentado com o objetivo de fazer crescer em muitos o compromisso espiritual e moral pelo bem da humanidade”, informa o comunicado dos Focolares.
A Diocese de Frascati é o território onde está localizado o Centro Internacional do Movimento dos Focolares, próximo de onde Chiara Lubich viveu a maior parte de sua vida e morreu. Seu jazigo encontra-se na capela do próprio Centro.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário