sábado, 12 de julho de 2014

Jantar nos jardins do Vaticano reúne 200 convidados vítimas da pobreza

Duzentas pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre mendigos e famílias empobrecidas pela crise, foram convidadas a jantar nesta segunda-feira, 7 de julho, nos jardins do Vaticano, a poucos passos da gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
O cardeal Giuseppe Bertello, presidente do governo da Cidade do Vaticano, deu as boas-vindas aos convidados em nome do papa Francisco e abençoou o jantar, que acontece pela segunda vez no Vaticano.
A organização da iniciativa é do Círculo de São Pedro, que assumiu a missão de prestar assistência aos necessitados há 145 anos, como forma de simbolizar a caridade do papa.
Os convidados já recebem assistência dos refeitórios econômicos mantidos pelo asilo noturno do Centro Multifuncional do Círculo de São Pedro. Eles chegaram à Cidade do Vaticano em quatro ônibus, que os buscaram em diversos pontos de Roma.
Além de alguns mendigos, participaram pessoas que sofrem a chamada “nova pobreza”: gente que até pouco tempo atrás tinha certa estabilidade e se tornou pobre devido à crise financeira e à falta de emprego, ou ainda por causa de eventos inesperados, como acidentes e divórcios litigiosos.
As dez mesas foram servidas pelos amigos do Círculo, ajudados por cônjuges e filhos, em um clima que o cardeal Bertello definiu como de “serena familiaridade”, durante o prolongado entardecer do verão romano.
O presidente do Círculo, Leopoldo Torlonia, agradeceu a todos que ajudaram no evento. O presidente do governo da Cidade do Vaticano transmitiu a todos as saudações do Santo Padre, que não pôde participar desta edição do jantar.
Antes de partir, os comensais receberam uma bolsa com doces, um terço e um chaveiro do papa Francisco.
O Círculo de São Pedro nasceu em Roma em 1869, por iniciativa de um grupo de jovens da alta burguesia e de famílias nobres romanas que queriam demonstrar fidelidade ao pontífice, então Pio IX. Era um momento muito difícil da história do papado e da Igreja.
A fidelidade incondicional à Igreja e ao Romano Pontífice são os emblemas do Círculo, cujo lema é “Oração, ação e sacrifício”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário