terça-feira, 8 de novembro de 2011

Valores cristãos, ponto de encontro

De 13 a 15 de novembro, Minsk sedia a conferência internacional sobre o “Diálogo ortodoxo-católico: os valores éticos cristãos como contribuição para a vida social da Europa”.

A conferência é organizada pelo Instituto para o Diálogo Inter-Religioso e pelo Sínodo da Igreja Ortodoxa de Belarus, pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela ONG internacional Centro Educacional Cristão Santos Cirilo e Metódio, de Belarus, apoiada pela arquidiocese da Igreja Católica de Minsk-Mogilev.

Os temas que serão debatidos neste encontro ecumênico incluem: mundo contemporâneo e a resposta da Igreja em termos de ética social; crise econômica global e crise de fé; valores cristãos em um mundo pluralista; valores cristãos e sistema legal moderno; visão social e ética social: questões epistemológicas fundamentais; Estado e Igreja; interação da Igreja com os meios de comunicação; “estilo de vida” cristão como testemunho e missão em um mundo plural; projetos ecumênicos: a experiência do testemunho comum dos valores cristãos; raízes teológicas dos valores europeus.

Como conclusão da conferência, haverá uma mesa redonda sobre “O diálogo entre religiões e civilizações sobre o tecido social da humanidade”.

Durante a conferência, em 14 de novembro, na Sociedade Filarmônica Estatal, será realizado um concerto inter-religioso, no qual serão interpretados hinos ortodoxos e católicos, além de peças musicais leigas de famosos compositores seguindo o espírito da conferência.

Participarão do evento representantes das igrejas ortodoxas, protestantes e católica do Leste e do Oeste Europeu.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário