sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Igreja tem muito ainda a dizer para uma sociedade secularizada

Restaurar o brilho, a credibilidade e a beleza da Igreja na comunidade eclesial estadunidense. Com este convite dirigido aos prelados, o Arcebispo de Nova Iorque, Timothy Dolan, abriu na última segunda-feira a sessão plenária dos bispos dos Estados Unidos que se concluiu ontem, em Baltimore.

Em seu primeiro discurso como presidente do Episcopado estadunidense - refere a agência Cns - Dom Dolan exortou os bispos a amar com paixão a Igreja, apesar das dificuldades atuais: os pecados de alguns de seus membros, disse, “não são uma razão para rejeitar a Igreja e as suas eternas verdades, mas uma razão a mais para abraçá-la”.

O prelado, em seguida, destacou como a Igreja tenha ainda muito a dizer para uma sociedade secularizada: “A Igreja - afirmou - desafia o mundo a promover e proteger a dignidade inviolável da pessoa e da vida humana; a salvaguardar o matrimônio e a família; a estender a mão aos que sofrem e a quem devem lutar contra as adversidades da vida; a preferir o serviço aos outros ao egoísmo, a não sufocar jamais a liberdade de satisfazer a sede de Deus”. O arcebispo também falou de sua recente reunião privada na Casa Branca sobre as tensões entre a Administração e a Igreja Católica sobre algumas questões relativas à liberdade de religião e de consciência. Um encontro que ele definiu encorajador.

Os bispos também se reuniram com o novo Núncio Apostólico em Washington, Dom Carlo Maria Viganò, que sucedeu a Dom Pietro Sambi, falecido no último 27 de julho. Falou ainda aos bispos estadunidenses o Arcebispo Sviatoslav Shevchuk, novo Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana, que agradeceu a Igreja dos Estados Unidos por seu apoio financeiro à Igreja na Europa Central e Oriental.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário