terça-feira, 23 de junho de 2009

Papa propõe modelo de De Gasperi a políticos



Ele nunca usou a Igreja para fins políticos, destaca

Um estadista de alta qualidade moral e de “grande fé”, um modelo para a classe política atual: este é o retrato de Alcide De Gasperi (1881-1954) traçado por Bento XVI.
O Papa destacou assim esta figura ao receber em audiência os membros da Fundação Alcide De Gasperi no sábado passado, 20 de junho, em presença da filha do político, Maria Romana De Gasperi, e do senador vitalício Giulio Andreotti, íntimo colaborador seu durante anos.
O pontífice elogiou sua “reconhecida retidão moral” e sua fina “sensibilidade religiosa”, baseada em “sua indiscutível fidelidade aos valores humanos e cristãos”, segundo informou a Sala de Imprensa da Santa Sé através de um comunicado divulgado no sábado.
“Formado na escola do Evangelho, De Gasperi foi capaz de plasmar em atos concretos e coerentes a fé que professava”, afirmou.
“Espiritualidade e política foram, de fato, duas dimensões que convergiram em sua pessoa e caracterizaram seu empenho social e espiritual”, destacou.
O Santo Padre constatou que é verdade que “em alguns momentos, não faltaram dificuldades e inclusive incompreensões por parte do mundo eclesiástico, mas De Gasperi não vacilou em sua adesão à Igreja”.
“Dócil e obediente à Igreja – reconheceu o pontífice –, foi autônomo e responsável em suas opções políticas, sem usar a Igreja para fins políticos e sem ceder jamais nos compromissos com sua reta consciência.”
Tanto é assim que, “no ocaso de seus dias, ele pôde dizer: ‘Fiz tudo o que estava em minhas mãos, minha consciência está em paz’”.
Ao concluir, Bento XVI desejou “que a lembrança de sua experiência de governo e do seu testemunho cristão seja alento e estímulo para todos os que hoje dirigem os destinos da Itália e de outras populações, especialmente para os que se inspiram no Evangelho”.
A Fundação Alcide De Gasperi, constituída em 1982, é uma instituição cultural de inspiração cristã e atua nos âmbitos nacional e internacional para o fortalecimento da democracia, a difusão da liberdade e o aprofundamento nas questões de política internacional.
Através da organização de eventos e conferências, da concessão de prêmios, da realização de projetos de formação universitária e pós-graduação e da atividade jornalística e editorial, a Fundação procura também promover a unidade europeia e a paz entre as nações.
Alcide De Gasperi foi um político que, junto a Konrad Adenauer, Robert Schuman e Jean Monnet, é considerado como “pai da Europa unida”, pois contribuiu decisivamente para a criação das Comunidades Europeias.
Ele foi ministro de Relações Exteriores e primeiro-ministro da Itália, assim como fundador da Democracia Cristã (Itália) e último secretário do Partido Popular Italiano. Está em curso seu processo de beatificação.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário