domingo, 21 de junho de 2009

Papa à Igreja Católica síria: Eucaristia como caminho da unidade



Em sua audiência ao seu patriarca e aos membros do seu sínodo

O Papa destacou nesta sexta-feira a importância da Eucaristia para alcançar a unidade, diante do patriarca de Antioquia e todo o Oriente dos sírios, Mar Ignatius Joseph III Younan, e dos membros do Sínodo da Igreja Católica síria.
“Encontrai na Eucaristia, sacramento da unidade e da comunhão, a força para superar as dificuldades que vossa Igreja experimentou nos últimos anos para achar os caminhos do perdão, da reconciliação e da comunhão”, disse aos representantes de milhares de católicos que vivem no Iraque, na Turquia e na Síria.
“É a Eucaristia que funde nossas diversas tradições na unidade do único Espírito, fazendo delas uma riqueza para todo o povo de Deus”, assegurou.
“A Eucaristia é o pão de vida que nutre vossas comunidades e as faz crescer na unidade e na caridade”, continuou.
“Que a celebração da Eucaristia, fonte e cume da vida eclesial, vos mantenha ancorados na antiga tradição síria, que reivindica a possessão da mesma língua do Senhor Jesus e ao mesmo tempo abre diante de vós o horizonte da universalidade eclesial”, acrescentou.
Bento XVI expressou sua “profunda preocupação pelos vossos problemas eclesiais” e desejou que a participação na Eucaristia “vos torne atentos cada dia ao que o Espírito sugere às Igrejas”.
Também “que abra vosso coração para que possais discernir os sinais dos tempos à luz do Evangelho e que saibais aceitar as expectativas e as esperanças da humanidade, respondendo às necessidades dos que vivem em condições de extrema pobreza”.
“Acompanho com satisfação a retomada da plena atividade do vosso sínodo”, indicou, depois de destacar a fidelidade da Igreja Católica síria ao Papa e à sua tradição oriental.
“Alento vossos esforços por favorecer a unidade, a compreensão e o perdão, que cada dia deveis considerar como objetivos prioritários para a construção da Igreja de Deus”, destacou.
E garantiu: “Rezo pela paz no Oriente Médio, especialmente pelos cristãos que estão no Iraque”.
O pontífice lhes pediu que mantenham seu olhar fixo em Jesus e compartilhou com eles outra de suas principais preocupações: a vida espiritual dos sacerdotes.
Neste sentido, desejou que o Ano Sacerdotal que ele inaugurou nesta tarde “seja uma oportunidade fecunda para toda a Igreja”.
A audiência se realizou um dia depois da cerimônia oficial de concessão da comunhão eclesiástica ao novo patriarca, segundo o previsto nos sagrados cânones, em presença do representante papal, o cardeal Leonardo Sandri, na Basílica de Santa Maria a Maior, em Roma.
O primeiro sínodo católico sírio presidido pelo novo patriarca aconteceu no mosteiro de Nossa Senhora da Salvação, em Charfé (Líbano), de 9 a 13 de junho.
Os católicos sírios são hoje cerca de 150 mil no mundo. Vivem praticamente no Iraque (42 mil), na Síria (26 mil), na Turquia e aproximadamente 55 mil na diáspora.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário