domingo, 9 de outubro de 2016

Papa: Misericórdia é mais do que «filantropia», vai do «coração às mãos»



O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem vídeo aos participantes do encontro nacional da organização argentina de voluntariado cristão “Mãos Abertas”, que decorre este sábado e domingo.
Na sua comunicação, publicada pelo serviço informativo da Santa Sé, o Papa argentino destaca aos conterrâneos que “misericórdia não é filantropia” mas antes “uma graça” recebida de Deus, “que deve ser pedida ao Senhor” e depois partilhada com os “outros”.
“O único caminho para senti-la é reconhecer os nossos pecados e tê-los perdoados pelo Pai. Só assim, rebaixando-nos, nós a receberemos e poderemos ser misericordiosos”, salienta Francisco.
Criada em 1922, com base na vida e obra de Santo Alberto Hurtado e Santa Madre Teresa de Calcutá, a organização “Mãos Abertas” tem como missão “servir, promover e restituir a dignidade aos mais pobres”.
Recordando dois episódios do Evangelho, a passagem do ‘Bom Samaritano’ e da ressurreição do ‘filho da viúva’, por parte de Jesus, o Papa aponta ainda que a misericórdia é diferente de pena, “é outra coisa”.
“Sentimos pena de um animal ferido ou de uma situação dolorosa; mas misericórdia é quando permitimos que uma situação de dor toque, sacuda, fira o nosso coração”, refere Francisco, acrescentado que aqui começa a “viagem de ida”, na prática da misericórdia, do “coração às mãos”.
Neste contexto, o Papa argentino termina a sua mensagem enaltecendo o trabalho dos voluntários que integram a organização “Mãos Abertas” e que todos os dias “manifestam o amor mais com gestos do que com palavras”.
JCP  - Agência Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário