sábado, 29 de outubro de 2016

Ecumenismo: Papa antecipa viagem à Suécia e evoca «gesto de reforma» de Lutero



O Papa Francisco assumiu o significado ecumênico da sua próxima viagem à Suécia, nos 500 anos da reforma protestante, convidando católicos e luteranos a um compromisso comum.
Numa entrevista divulgada hoje por duas revistas ligadas aos Jesuítas, ‘La Civiltà Cattolica’ (Itália) e ‘Singum’ (Suécia), o pontífice argentino alude à separação entre Igrejas, promovida após o “gesto de reforma” de Martinho Lutero, no século XVI.
“Não se pode ser católicos e sectários. É preciso tender para estarmos juntos com os outros”, declarou.
O Papa vai passar por Lund e Malmo, entre 31 de outubro e 1 de novembro, para encontros com representantes da Federação Luterana Mundial.
Francisco afirma que Martinho Lutero quis, inicialmente, promover “um gesto de reforma num momento “difícil” para a Igreja.
“Depois, este gesto - também por causa de situações políticas, pensemos também no ‘cuius regio eius religio’ — tornou-se um ‘estado’ de separação e não um ‘processo’ de reforma de toda a Igreja”, explica.
Francisco diz ainda que Lutero “deu um grande passo” para colocar a Bíblia nas mãos das pessoas.
Em relação à próxima viagem, o Papa sublinha a importância de estar “juntos”, em favor dos mais pobres e necessitados, lembrando também os cristãos que são “perseguidos e mortos” por causa da sua fé.
“A minha expectativa é a de conseguir dar um passo de proximidade, estar mais próximo dos meus irmãos e irmãs”, aponta.
Francisco alerta contra “perspetivas rígidas”, porque as mesmas impedem qualquer “possibilidade de reforma”.
viagem de dia e meio é mais longa do que outras em território europeu, algo que o Papa explica pelo facto de inicialmente não estar prevista qualquer Missa com a pequena comunidade católica - o que vai acontecer na manhã de 1 de novembro, solenidade litúrgica de Todos os Santos.
OC - Agência Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário