segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Jerusalém: Túmulo de Cristo aberto pela primeira vez em cinco séculos



A equipe responsável pelo restauro do túmulo de Cristo, na Basílica do Santo Sepulcro, Jerusalém, abriu pela primeira vez em cinco séculos a laje de mármore que cobre o local onde o corpo de Jesus foi depositado.
A informação é avançada pela ‘National Geographic’, que acompanha a intervenção na edícula, estrutura construída no século XIX para proteger o espaço, aberto aos visitantes de forma limitada.
O patriarca Ortodoxo de Jerusalém e a Custódia da Terra Santa (Igreja Católica) anunciaram no início do ano que o túmulo de Cristo iria ser restaurado depois das solenidades da Páscoa ortodoxa (1 de maio).
Um estudo científico, previamente realizado, confirmou a existência de sérios problemas de umidade ”ligados à condensação da respiração dos visitantes” e também de oxidação provocada pelo fumaça das velas.
O restauro é possível graças ao acordo conseguido entre as três principais confissões (Ortodoxa-grega, Latina e Armênia) responsáveis pela Basílica do Santo Sepulcro.
Os trabalhos foram confiados a uma equipa grega chefiada pela professora Antonia Moropoulo, da Universidade Técnica Nacional de Atenas.
OC - Agência Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário