domingo, 2 de outubro de 2016

Azerbaijão: Papa começa viagem junto da minoria católica, uma «comunidade da periferia»

O Papa iniciou hoje a sua primeira visita ao Azerbaijão, vindo da Geórgia, com uma Missa junto da comunidade católica, em Bacu, para deixar uma palavra de "coragem" a esta "periferia".
"Alguns podem pensar que o Papa perde muito tempo ao fazer tantos quilómetros de viagem para visitar uma pequena comunidade de 700 pessoas num país de 2 milhões. Não uma comunidade uniforme, porque entre vós fala-se azeri, italiano, inglês, espanhol, tantas línguas. É uma comunidade de periferia, mas o Papa nisto imita o Espírito Santo", explicou Francisco, falando de improviso no final da Eucaristia.
O Papa dirigiu-se diretamente do aeroporto internacional de Bacu para a igreja da Imaculada Conceição, junto ao centro pastoral dos salesianos.
Na intervenção final, Francisco recordou que o Espírito Santo "desceu do Céu para uma pequena comunidade da periferia, fechada no cenáculo", em Jerusalém, após a morte de Cristo, para dar aos primeiros cristãos a "força, a coragem" de avançar para anuciar Jesus.
"Só há duas coisas necessárias: naquela comunidade estava a Mãe. Não se esqueçam da Mãe. E naquela comunidade havia a caridade, o amor fraterno que o Espírito Santo derramou neles. Coragem, em frente, 'go ahead', sem medo, avancem", apelou.
A celebração decorreu na única paróquia católica em território azeri, onde os católicos são 0,01% da população de um país maioritariamente muçulmano.
“A Igreja inteira, que por vós nutre uma simpatia especial, tem os olhos postos em vós e encoraja-vos: sois um rebanho pequeno mas muito precioso aos olhos de Deus”, disse o Papa, na homilia da celebração – proclamada em italiano e traduzida para azeri.
Em todo o Azerbaijão, a comunidade católica tem cerca de meio milhar de fiéis, sete padres salesianos e cinco religiosas, das Missionárias da Caridade.
O Papa centrou a sua intervenção em dois aspetos “essenciais” da vida cristã, “a fé e o serviço”, convidando os participantes a “nunca perder a esperança”.
“Fé e serviço não se podem separar; antes, pelo contrário, estão intimamente ligados, atados entre si”, acrescentou.
A homilia usou a imagem do “tapete” para explicar que a vida cristã “tem de ser pacientemente tecida cada dia, entrelaçando entre si uma teia e uma tecedura bem definida: a teia da fé e a tecedura do serviço”.
"Deus muda o mundo, mudando os nossos corações, mas não o pode fazer sem nós; com efeito, o Senhor deseja que lhe abramos a porta do coração, para poder entrar na nossa vida", afirmou o pontífice argentino.
O Papa sustentou que o serviço é um “estilo de vida” e convidou os católicos do Azerbaijão a permanecer “unidos, vivendo humildemente em caridade e alegria”.
A homilia concluiu-se com uma citação de Santa Teresa de Calcutá, fundadora das Missionárias da Caridade: “O fruto da fé é o amor. O fruto do amor é o serviço. O fruto do serviço é a paz”.
A Missa teve leituras e orações em inglês, azeri e russo.
No final da Eucaristia, os católicos azeris ofereceram ao Papa uma tapeçaria, com a representação da igreja da Imaculada Conceição.
Antes da recitação do ângelus, Francisco falou dos "anos de perseguição", numa alusão ao regime da URSS, e elogiou os "cristãos corajosos" que foram "fiéis na adversidade".
O Papa pediu aos católicos do Azerbaijão que testemunhem com "alegria" a sua fé, saudando os Salesianos e as Missionárias da Caridade.
Algumas dezenas de pessoas seguiram a celebração no exterior da igreja, com a ajuda de um ecrã gigante.
Francisco cumprimentou os fiéis que o esperavam no local, durante vários minutos, e depois dentro da igreja, naquele que foi o seu primeiro ato público na capital do Azerbaijão.
O Papa João Paulo II visitou Baku entre 22 e 23 de maio de 2002.
OC - Agência Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário