sexta-feira, 11 de março de 2016

O Papa pede que os leigos latino-americanos participem mais na vida pública

O Papa Francisco convidou os leigos da América Latina para participarem mais na vida pública dos seus países. O pronunciamento ocorreu durante a plenária da Pontifícia Comissão da América Latina (CAL) reunida, ao concluir no dia 4 de março, no Vaticano, a sua assembleia plenária de quatro dias.
O cardeal Marc Ouellet, presidente da CAL, dirigindo-se ao Santo Padre “que veio da América Latina” e a “quem servimos de todo o coração”, lhe agradeceu a audiência concedida, e destacou que durante a Plenária abordaram-se as situações que Francisco “foi destacando nas suas viagens apostólicas nos países latino-americanos” como a pobreza e exclusão, desigualdades sociais, tráfico de droga, corrupção e violências.
E isso requer a intervenção de “novas gerações de leigos católicos, partícipes na dialética democrática, coerentes com a sua fé” que sejam capazes de “abrir caminhos ao Evangelho para ir criando condições de maior dignidade, justiça, fraternidade e paz para todos”.
O Santo Padre em suas palavras destacou a importância e a atualidade do tema da Plenária: “O indispensável compromisso dos leigos na vida pública dos países latino-americanos”, e destacou a necessidade urgente de uma reflexão que não fique em um texto, mas que conduza à ação.
Especificamente, falou da necessidade de que os pastores sejam guias do seu povo vivendo com eles, estando no meio do seu povo, “atrás dele” para ajudar e orientar os retardatários e “diante dele” para guiá-lo.
Mas ao mesmo tempo destacou dois grandes vícios da relação entre os leigos e a hierarquia: o clericalismo e o pelagianismo, sendo o primeiro talvez o mais difundido e pernicioso, pois reduz o leigo a uma espécie de colaborador do sacerdote ou a um ator passivo, cuja ação se limita a seguir as diretrizes dos clérigos.
Neste sentido, afirmou o Papa categoricamente que “entramos na Igreja como leigos, não como sacerdotes”, recordando várias vezes durante o seu discurso a importância que tem, por isso, a noção de “povo de Deus”.
Convidou assim todos os participantes – que incluíam três leigos que participaram como convidados na Assembleia – a trabalhar intensamente para incentivar a partir da Igreja, a real inserção dos leigos na vida pública dos países da América Latina e a uma verdadeira “conversão pastoral” que favoreça essa missão.
A plenária iniciou o seu trabalho na terça-feira com uma missa na Basílica de São Pedro, junto ao túmulo do Apóstolo Pedro. Entre as apresentações esteve a do dr. Guzmán Carriquiry: sobre como explicar “a notável ausência no âmbito político, comunicativo e universitário de vozes e iniciativas de líderes católicos”.
O cardeal Robles Ortega, arcebispo de Guadalajara, deu uma palestra sobre “Critérios e modalidades para a formação de uma nova geração de leigos católicos como construtores da sociedade”.
Pelo contrário, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, falou de “Escuta, apoio, companheirismo e orientação dos pastores aos leigos comprometidos na vida pública: como fazer isso?
Por sua parte, o cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, abordou o tema “Rumo a um projeto histórico para a América Latina: contribuições fundamentais dos católicos para um ‘programa’ de transformação social e construção da nação na América Latina”. O cardeal Ouellet, ao concluir o evento, apresentou, além do mais, um projeto de recomendações pastorais.
O cardeal canadense destacou também durante o congresso que dentre os objetivos insere-se a colaboração entre a Comissão Pontifícia e o CELAM, que tem já como horizonte próximo a Celebração continental do Jubileu da Misericórdia, que será realizada em Bogotá do 27 ao 30 de agosto deste ano.
Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário