segunda-feira, 21 de março de 2016

“O episcopado é um serviço, não uma honra”

Na solenidade de São José, o Papa Francisco consagrou bispos o espanhol Miguel Angel Ayuso Guixot e o norte-americano Peter Brian Wells. Durante a celebração eucarística, que foi realizada na Basílica de São Pedro, o prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, pediu ao Santo Padre a ordenação dos dois novos prelados. E o Pontífice respondeu que “de bom grado” o faz.
Antes de continuar a consagração episcopal, o Papa pronunciou essencialmente a homilia ritual prevista na edição italiana do Pontifical Romano, que completou com alguns acréscimos pessoais. Assim Francisco convidou os novos bispos a “olhar para os olhos dos fieis, para verem os seus corações”, serem “servidores de todos” e cuidar especialmente dos seus presbíteros. “O primeiro próximo do bispo é o seu presbítero. Se não amas ao teu primeiro próximo, não amará os demais”, disse o Pontífice.
O Santo Padre também exortou aos candidatos à ordem episcopal a orientar a Igreja que lhes for confiada, e a ser fieis dispensadores dos mistérios de Cristo. “Eleitos pelo Pai para governar a sua família, mantenham sempre diante dos seus olhos o Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas”, insistiu.
Além do mais, o Papa destacou que “O episcopado é o nome de um serviço, não de uma honra”. “Porque a tarefa do bispo é mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre”, explicou.
No final de suas palavras, Francisco destacou as tarefas às quais estão chamados. “Não vos esqueçais – indicou – de que a primeira tarefa do bispo é a oração” e “a segunda tarefa, o anúncio da Palavra”. “Se um bispo não reza, não poderá fazer nada”, garantiu.
Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário