domingo, 4 de outubro de 2015

Franciscanos de todo o mundo rezam diante dos restos mortais do seu fundador

Franciscanos de todo o mundo se reuniram em Assis para um evento muito particular: o “reconhecimento” dos restos mortais de São Francisco. O ato aconteceu em março na presença de 150 frades das quatro ordens da família franciscana, reservadamente. Agora, as imagens foram transmitidas de maneira exclusiva pela Tv2000, o canal da Conferência Episcopal Italiana.
O custódio informou que a verificação das condições do corpo de São Francisco que tinha que ser feita em segredo para não criar expectativas mediáticas. O reconhecimento dos restos do santo de Assis se realizou quatro vezes em oito séculos. Nesta ocasião, no momento solene dentro da cripta da Basílica inferior de Assis, os franciscanos entoaram o Laudato Sii em honra ao seu pai fundador.
As imagens revelam o esqueleto do santo, assim como a lousa do túmulo que contém o sarcófago de bronze no qual, desde 1820, por vontade de Pio VII, são guardados os restos mortais.
O padre Enzo Fortunato, diretor da revista São Francisco de Assis, contou à Tv2000 que “o custódio convocou todas as famílias franciscanas presentes em Assis. Vivemos um momento de oração e nos dirigimos em peregrinação à cripta de São Francisco”. Foi como “ver de novo a eleição da nossa vida, como ver de novo o papai que nos esperava para nos animar no caminho, para seguir adiante”. Um silêncio profundo acompanhou aqueles momentos.
O único leigo presente foi o professor Nicolò Valentino Miani, o médico que conduziu três reconhecimentos (1978, 1994 e o de 25 de março último). Ele constatou que não houve mudanças relevantes desde o último reconhecimento e que o corpo está bem conservado.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário