sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Estados Unidos enviam contingente militar a Camarões contra o Boko Haram

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos enviará a Camarões 300 militares para tarefas de vigilância aérea e de inteligência na luta contra grupos extremistas como o Boko Haram. Nesta segunda-feira já chegaram ao país africano 90 deles, armados para defender-se de possíveis ataques, mas sem tarefas de combate, informou a Casa Branca.
A pedido do governo de Camarões, as forças norte-americanas trabalharão com o exército local numa operação “temporária, expeditiva e contingente”, explicou a coronel Michelle L. Baldanza, porta-voz do Pentágono, em comunicado. Baldanza afirmou que os efetivos norte-americanos ajudarão Camarões e outros países da região a garantir a segurança de suas fronteiras contra “atividades violentas e ilegais”.
O Boko Haram, grupo aliado do autodenominado Estado Islâmico, expandiu seus ataques nos últimos meses para além da sua base no nordeste da Nigéria. Neste domingo, ao menos nove pessoas morreram em Camarões durante um duplo atentado suicida. Na véspera, ao menos 41 pessoas perderam a vida numa tripla explosão no vizinho Chade. A medida anunciada pela Casa Branca implica uma nova ofensiva dos Estados Unidos contra o jihadismo.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário