sábado, 3 de outubro de 2015

"Artífices de uma Igreja que tem a alegria de ser Igreja"

"Vocês são chamados a viver a alegria do Evangelho, de que fala o papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium, não apenas como experiência pessoal e comunitária, mas também em perspectiva, pois o Santo Padre claramente fala disso quando trata da sua visão e do caminho que gostaria que toda a Igreja seguisse nos próximos anos", declarou o cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, durante a missa de abertura do ano letivo no Pontifício Colégio Urbano. Ele presidiu a celebração na capela do colégio na tarde de ontem, 1º de outubro, festa de Santa Teresa de Lisieux.

"Da nossa santa de hoje, não podemos esquecer o valor e a importância da vocação missionária, embora ela fosse religiosa de clausura. A jovem Teresa decidiu ser, no coração da Igreja, o amor! Apesar das incompreensões no convento e da mesquinhez, ela se comprometeu para vencer a mediocridade, restituir a alegria e abri-lo à missionariedade no mundo".

Sobre o Ano Santo da Misericórdia, o prefeito da congregação missionária afirmou que "o nosso colégio quer estar em plena sintonia com a mente e o coração do papa Francisco, no caminho traçado por ele para a Igreja inteira (...) O amor e a misericórdia também foram as características da espiritualidade de outra Teresa, a religiosa de Calcutá, grande Missionária da Caridade (e cuja canonização é esperada para breve), uma mulher profundamente aberta ao outro, ao mais necessitado".

Antes de cumprimentar os alunos e formadores do Colégio Urbano, o cardeal citou ainda a exortação do papa Francisco e convidou os ouvintes a serem artífices de "uma Igreja que tem a alegria de ser Igreja; uma alegria que se renova a cada dia, se comunica sem nunca se exaurir". E advertiu contra três furtos: "Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário, o Evangelho e a força missionária".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário