quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A homossexualidade e a Misericórdia de Deus

Há argumentos que muitas vezes constrangem, argumentos que, dada a sua complexidade se prefere não tratar ou tratar com retórica, deixando aquela aurea de mistério e segredo que só faz amplificar os sentimentos negativos.
A homossexualidade é um desses temas... Também em âmbitos católicos nem sempre se encontram respostas confortáveis, fazendo que seja mais fácil seguir as ideias e as teorias que a mídia propaga, mais do que abrindo o Catecismo da Igreja Católica e lendo qual é a verdadeira resposta que a Igreja dá. E assim, difundem-se crenças e opiniões contraditórias e distantes da mensagem cristã, porque é mais fácil julgar se não se conhece a verdade, é mais fácil emitir sentenças pessoasi se não se conhece a lei.
É neste contexto que está o trabalho de um homem que colocou sua vida a serviço da verdade cristã, uma verdade feita de simplicidade e amor: Juan Manuel Cotelo.
O diretor de terra de Maria, de fato, continuando o seu projeto editorial junto com a produtora InfinitoMásUno, realizou o filme documentário Dio esce allo scoperto (Deus vem para fora), segundo capítulo da série Potrebbe Succedere a te (Poderia acontecer contigo), nas salas italianas a partir do 4 de novembro.
O filme conta a história de Ruben Garcia, um mexicano gay que depois de uma vida de excessos e imprudências experimentou de forma fortíssima o Amor de Deus.
E para fazer isso, começa do Catecismo da Igreja Católica, número 2358: “aquelas pessoas que apresentam uma atração sexual por pessoas do mesmo sexo, devem ser acolhidas com respeito, com paixão e delicadeza; evitar-se-á, por isso, qualquer sinal de discriminação injusta com elas".
Ruben conta ao diretor a sua história conturbada, que começou com a descoberta de ser uma criança adotada. A relação difícil com seu pai, o seu relacionar-se exclusivamente com o mundo feminino, o os abusos e as violências dos coetâneos que o chamavam de “mulherzinha”... até chegar à plena consci~encia da própria homossexualidade. A partir daquele momento, a sua vida foi marcada por uma progressiva vertigem auto-destrutiva: sexo primeiro, depois prostituição.
Tudo isso, acompanhado de uma separação permanente de Deus, daquele Deus que lhe havia negado a felicidade, daquele Deus que lhe dera um pai violento e arrogante. O seu coração já estava endurecido, provado pelo que teve que suportar por quinze ano, e agora nem mesmo o pranto desesperado da mãe conseguia comovê-lo.
A história é forte, às vezes chocante, mas Cotelo tinha avisado a todos desde o início, lançando também o seu desafio pessoal: “esta viagem pode provocar náuseas e tonturas em dois tipos de público: o que rejeita as pessoas com atração homossexual e o que rejeita os cristãos.E você, o que faz? Começa essa viagem ou fica aí parado?".
Ruben já estava pronto para operar, para se transformar em um transexual. Estava convencido de que a vida era a própria e apenas estava lhe esperando decidir o que fazer.
Não tinha considerado, porém, o amor de Deus, uma força tão misteriosa e tão irresistível, capaz de tocar-te em qualquer momento. O seu momento, foi durante um encontro de oração ao qual tinha sido convidado por uma amiga, durante o qual uma mulher, do púlpito, olhou para ele e exclamou “Deus te ama!”.
Três palavras simples, ditas por um desconhecido parecem quase ser fruto de um delírio, mas que, na verdade, escondem dentro de si a força de uma mensagem salvífica. Para Ruben se abre, assim, uma fase desconhecida, que nunca teria pensado ser possível ou teria desejado, aquela da dúvida: “será que este Deus é cego, não vê como o ofendo, a vida que estou levando? Eu acreditava que este Deus não amasse os homossexuais!”.
Descobrir que existe sim um Deus capaz de amar a todos, capaz de aceitar qualquer um como seu filho, mudou sua vida completamente. A partir daquele dia começou para ele um período de reflexão, de oração e de conversão profunda.
Hoje Ruben é um evangelista leigo, dá testemunho da sua experiência de fé de paróquia em paróquia, lendo partes do seu livro “um homossexual alcançado pela misericórdia de Deus”, fala com os homossexuais ilustrando-lhes a verdadeira posição da Igreja com relação a eles e o chamado que eles tem à santidade, como qualquer outra pessoa.
O trabalho de Ruben, faz tempo, recebe o apoio de algumas realidades da Igreja Católica, dentre as quais Courage, um apostolado que ajuda os homossexuais oferecendo-lhes assistência e percursos de acompanhamento espiritual. Tudo isso é mostrado na parte conclusiva do filme, que também conta com entrevistas a pessoas homossexuais que abraçaram a fé por meio da prática da castidade (para mais informações visitar o site http://www.couragebrasil.com/)
Mas a homossexualidade é apenas um pretexto para Cotelo abordar um tema ainda mais importante, um tema que é o leitmotiv de sua obra e da sua poesia: a Misericórdia de Deus.
Dúvidas e incertezas relacionadas com a homossexualidade deveriam desaparecer no coração de um cristão pelo imenso mistério da misericórdia de Deus O filme Cotelo grita com força isso: “Cristo desceu à Terra para os pecadores", e quer convencer disso não só todos os cristãos adormecidos, mas especialmente aqueles que vivem na crença de que o perdão de Deus não lhes diz respeito.
Com a dupla intenção de difundir a verdadeira mensagem da Igreja sobre a homossexualidade e espalhar a mensagem misericordiosa de Deus, Cotelo presenteia mais uma vez um filme capaz de emocionar e transformar as consciências dos espectadores.
O filme, como aconteceu com Terra de Maria, precisa de uma forte partilha para poder ser projetado nas salas italianas: clicando aqui é possível requerer o filme nas salas de cinema da própria cidade da Itália. Ainda não está disponível em português.
No site do Infinito Mas Uno da Itália, é possível também ver as cidades em que já é possível ver o filme, e também assistir o trailer e os primeiros 10 minutos do filme.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário