domingo, 23 de agosto de 2015

Declaração de 60 representantes islâmicos para combater a mudança climática

Chama-se "Declaração sobre as Alterações Climáticas" e é assinada por um grupo de mais de 60 acadêmicos, líderes políticos e religiosos do mundo islâmico. Através dela exige-se dos Governos Mundiais, em vista da conferência climática da ONU sobre clima que acontecerá dezembro em Paris (conhecida como Cop21), a negociação e assinatura de um acordo ambicioso que permita limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, ou que pelo menos respeite o limite dos 2 graus considerado o ponto de não retorno pelos climatologistas.
A declaração foi assinada em Istambul durante a International Islamic Climate Change Symposium, evento inspirado pela Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco e pela Jornada Mundial de oração pelo cuidado com a Criação recentemente proclamada, que será celebrada no próximo dia 1º de setembro pela Igreja Católica, junto com a ortodoxa.
No texto, os líderes de uma dúzia de países islâmicos pedem a rápida eliminação dos combustíveis fósseis e a transição para as energias renováveis ​​para atingir 100% de energia limpa, a fim de combater as alterações climáticas, reduzir a pobreza e buscar um desenvolvimento sustentável. Entre os participantes do simpósio, a secretário da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Christiana Figueres, destacou como “os ensinamentos do Islã, que enfatizam os deveres dos seres humanos como guardiães da Terra, ofereceram orientações para realizar ações corretas sobre a mudança climática".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário