terça-feira, 25 de agosto de 2015

A Assunção de Maria nas Escrituras?

Antes de mais nada, devemos ter em mente que os Evangelhos não tiveram a pretensão de descrever a vida de Jesus, Maria ou qualquer outro personagem das Escrituras, mas a Boa Nova da Salvação. Porém, a Igreja possui autoridade suficiente para interpretar as Escrituras, pois nem tudo está explicito. No caso da Assunção de Maria, historicamente celebrada desde o séc. VII e definida como dogma católico em 1950 por Pio XII, faremos um caminho de hermenêutica do que ainda pode estar desconhecido.
Nada de explicito encontramos nas Escrituras com relação à Morte, Ressurreição e Assunção aos céus da Virgem Maria. Não visando aumentar nossa devoção, mas para iluminar a nossa veneração à Virgem Maria assunta aos céus, façamos nosso caminho com o Evangelista Lucas.
O Evangelho de Lucas se presta muito bem para esclarecer o que estamos aprofundando em paralelo com outros textos sagrados.
Em Lc 1-2, Maria é a principal protagonista do evento da Encarnação do Senhor. Sem ela não se compreende a Encarnação do Salvador do Mundo. Quando Lucas narra este acontecimento, tem em mente episódios do Antigo Testamento para dar respaldo a obra salvífica de Deus. Pois bem, destes episódios sobressai nas entrelinhas a Arca da Aliança. Este objeto confeccionado por Moisés a mando de Deus, desapareceu «misteriosamente». Lucas aplica à Maria no Novo Testamento, mas a figura da Arca possui aspectos cristológicos e mariológicos, ou seja, se relacionam a Cristo e à Maria.
A partir da confrontação dos textos, o leitor entenderá melhor os paralelos a seguir:
* A Arca foi confeccionada com madeira de Acácia, madeira incorruptível (cf. Ex 25,10-22) // Maria, a fiel e crente, vivente em Cristo não por ser só mãe, mas Serva do Senhor (cf. Lc 1,38) não passará pela corrupção do sepulcro (cf. At 2,26-28; Sl 16,10).
* A Arca era revestida de ouro por dentro e por fora (cf. Ex 25,10-22) // Maria é a cheia de graça (cf. Lc 1,26).
* A glória de Deus desceu sobre a Arca (cf. Ex 40,34-35) // Maria coberta pela sombra do Altíssimo (cf. Lc 1,35).
* A Arca ficava na parte interna do Templo/Tenda/Tabernáculo chamado Santo dos Santos (cf. 2Cro 5,2) // O útero de Maria é o Santo dos Santos e o Filho de Maria é «Santo e Filho do Altíssimo» (cf. Lc 1,35).
* Só os sacerdotes podiam carregar a Arca, era intocável (cf. Nm 17,10; Dt 10,8; 31,9.26; Js 3,6.11.14-15; 6,8) // Maria é Virgem perpétua (cf. Lc 1,26; Ez 44,45; [textos que não aludem a nenhum outro filho de Maria: Lc 2,41-52; Jo 19,25-27].
* Através da Arca, Deus falava com Moisés e ao povo de Israel (cf. Ex 25,22; 1Sm 4,4).
* Na Arca continha três milagres de Deus: o Bastão de Aarão que floresceu [escolha do sacerdote] (cf. Nm 16 e 17,7-8), o Maná do Deserto (cf. Ex 16,31-33) e as Tábuas da Lei  (cf. Hb 9,4) // Maria gerou a Jesus, o Sumo e Eterno Sacerdote; o Pão da vida (Ex 16,32-34; Jo 6,48-51) e o NT (Hb 9,15).
* Quando Deus queria falar com Moisés, a nuvem descia sobre a Arca (cf. Nm 4,5) // O anjo diz a Maria: O espirito santo descera sobre Ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sobra (cf. Lc 1,35).
* Davi Dança diante da Arca (cf. 2Sm 6,14) // João Batista pula de alegria no ventre de Isabel após a chegada e a saudação de Maria (cf. Lc 1,39-41).
* Davi diz: Como pode ser que a Arca do Senhor venha a mim? (cf. 2Sm 6,9) // Isabel diz a Maria: Como pode ser que a Mãe do meu Senhor venha a mim? (cf. Lc 1,43).
* A Arca fica três meses na casa do sacerdote Obed-Edom em Jerusalém (cf. 2Sm 6,10-12; 1Cro 13,14) //Maria fica com Isabel, na casa do sacerdote Zacarias, três meses (cf. Lc 1,39-51).
* O profeta Jeremias afirma que a Arca desapareceu (cf. 2Mac 2) // Em Ap 11 se afirma que a Arca está no céu (Ap 11,19).
Lucas afirma que Maria é a Arca da Aliança e, em Ap 11, que a Arca sendo um objeto físico está no céu, portanto, não teria acontecido o mesmo com Maria, a cheia de graça?
Depois desta explanação com a Palavra de Deus, é preciso mais alguma coisa a se explicitar?
Assunta ao céus a Arca da Aliança, Maria, a Nova Arca da Aliança também assunta.

Prof. Dr. Pe. Rafael Maria, é Doutor em Mariologia e ministra dois «Cursos de Mariologia» pelo site: www.cursoscatolicos.com.br.
Possui Diplomas em Counseling, Postulação para Causa dos Santos e Tutor de Ensino a Distância pela PUC- RS. Informações: d.rafaelmariaosb@hotmail.com
Facebock: Dom Rafael Maria,osb

Nenhum comentário:

Postar um comentário